Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Domingo, 27 de Janeiro de 2008
“Castelo” de Juromenha já é propriedade do Município


O Projecto de Reabilitação e Salvaguarda da Vila de Juromenha foi apresentado ontem ao primeiro-ministro, como um dos onze “Projectos Turísticos de Excelência”, na sua visita ao Distrito de Évora.

O Director-Geral do Tesouro e Finanças, Durães da Conceição, deslocou-se ao Alandroal para assinar o Auto de Cessão a Título Definitivo do “Castelo” de Juromenha ao Município de Alandroal, que corresponde a uma área de 20.500 m2 do interior da Fortaleza com o mesmo nome. Na sua intervenção, o Director-Geral do Tesouro e Finanças salientou a importância da assinatura do Auto de Cessão que “devolverá a vida à Fortaleza de Juromenha o que será motivo de grande orgulho para a população do Concelho de Alandroal e também para todo o país, dada a importância que esta representa a nível nacional.”

Por sua vez, o edil alandroalense frisou que este acto “é o culminar de um processo que dura há cerca de três anos e que agora irá ser colocado em prática, com a recuperação deste importante património que é a Fortaleza de Juromenha.” Trata-se de um processo inovador e pioneiro a nível nacional, cujo êxito poderá significar um modelo a seguir para a recuperação de muitos monumentos nacionais que de outra forma não será possível recuperar.

Outro factor importante é que, o Projecto de Reabilitação e Salvaguarda da Vila de Juromenha que integra o empreendimento a construir no interior da Fortaleza (cuja parte monumental continua na posse do Estado), contempla também a construção de um conjunto de espaços sociais e de lazer que garantem o acesso livre ao miradouro e todos os espaços comuns. A sede da Junta de Freguesia, o Posto de Turismo e outros serviços comunitários, farão também parte deste conglomerado.

Nesta primeira fase, o empreendimento turístico (que garante o restauro das muralhas e a reconstrução do interior da Fortaleza no respeito pela história do local) inclui a construção de uma Pousada, Restaurante Panorâmico, Anfiteatro ao ar livre e habitação turística. O investimento, a iniciar de imediato, assume o valor de 20 milhões de euros, prevê a criação de 100 empregos directos e está assegurado por uma Empresa Municipal de Capitais Mistos.



publicado por noticiasevora às 16:41
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub