Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Plano de Urbanização de Reguengos de Monsaraz permite expandir perímetro urbano em 100 hectares

 

 

A revisão do Plano de Urbanização de Reguengos de Monsaraz foi enviada para publicação em Diário da República após ter sido aprovada na última sessão da Assembleia Municipal. O documento entrou em vigor em 1995 e esteve a ser revisto devido à necessidade de avaliar as dinâmicas que o suportam, nomeadamente, a Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, a já desactualizada cartografia que serviu de base à sua elaboração, as estratégias definidas no Plano Regional de Ordenamento do Território da Zona Envolvente de Alqueva (PROZEA) e do Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrógão (POAAP), o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial e os novos eixos de desenvolvimento que implicam grandes desafios, como é o caso do Grande Lago de Alqueva.

A revisão do Plano de Urbanização de Reguengos de Monsaraz vai expandir o perímetro urbano da cidade em 100 hectares. Este aumento deve-se principalmente à expansão da Zona Industrial em quase 35 hectares, duplicando a sua área.

Para atingir os objectivos delineados, a revisão estruturou-se fundamentalmente na regeneração e requalificação de todo o solo urbanizado, humanizando-o e imprimindo-lhe a linguagem histórico-morfológica necessária à correcta caracterização da cidade. José Calixto, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “o modelo territorial do Plano de Urbanização integra uma orientação de valorização e requalificação dos espaços urbanos, de forma a promover uma articulação coerente entre o património edificado e a edificar, bem como o potencial ambiental que os envolve”.

Assumindo estes objectivos estratégicos na requalificação urbana, procurou-se a afirmação da identidade através da criação de pólos dinamizadores de desenvolvimento. Estes novos pólos vão sustentar-se na inovação e no desenvolvimento empresarial, no aproveitamento das sinergias com o Grande Lago de Alqueva, na requalificação da cidade enquanto Parque Urbano Regional e na promoção de uma comunidade participativa e solidária.

 



publicado por noticiasevora às 17:53
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds