Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009
Arqueólogo Cláudio Torres vai estar na Biblioteca Pública de Évora

 

Cláudio Torres, um dos mais prestigiados arqueólogos portugueses, vai estar no próximo dia 29, quinta-feira, em Évora para participar na iniciativa "Leituras das Ciências, Artes e Sociedade", um programa de divulgação da leitura e promoção da cultura científica promovido pela Biblioteca Pública de Évora.

O nome Cláudio Torres é sobejamente conhecido no panorama da arqueologia em Portugal. Célebre sobretudo pela sua ligação ao Campo Arqueológico de Mértola (CAM), onde ao longo dos últimos 30 anos tem desenvolvido a sua actividade como arqueólogo e investigador, colocou Mértola nos roteiros arqueológicos e turísticos, sendo sobretudo conhecida pelos vestígios consideráveis da presença islâmica naquela região inóspita, mas ao mesmo tempo tão importante, enquanto "último porto do Mediterrâneo".

É partidário de uma Arqueologia para as pessoas, sendo um dos grandes objectivos desta área cientifica a consciencialização dos cidadãos para o património que os rodeia. Disso é exemplo a história do CAM, que procurou envolver a comunidade desde a primeira hora nos trabalhos arqueológicos e com isso foi conseguida uma grande projecção cultural e histórica para a vila alentejana.

Cláudio Torres nasceu em Tondela, em 1939 e é licenciado em História de Arte pela Universidade de Bucareste. É director do Campo Arqueológico de Mértola desde 1980 e pelo contributo que tem dado ao país e à História ao longo da sua vida profissional, foi galardoado, em 1991, com o Prémio Pessoa. Em 2001 foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.

As "Leituras da Ciência, Arte e Sociedade", integram-se num programa de divulgação da leitura e promoção da cultura científica, promovido pela Biblioteca Pública de Évora, em que basicamente se pede ao convidado, especialista em determinada área científica, que durante a sessão fale sobre a sua disciplina e que seleccione dez livros que considere essenciais para que um público não especializado se interesse pela sua área científica e retenha alguns conhecimentos básicos sobre a mesma.

Este é um programa de longa duração que já contou com a participação de alguns dos nossos mais ilustres cientistas e divulgadores de ciência, como Paquete de Oliveira (Sociologia), Carlos Fiolhais (Física), Máximo Ferreira (Astronomia), Viriato Soromenho Marques (Ecologia) e Daniel Sampaio (Psiquiatria).

A sessão tem lugar às 21.30 horas na BPE e é de entrada livre, embora esteja sujeita a marcação.

 

 

 

 



publicado por noticiasevora às 18:15
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds