Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009
Câmara de Évora agradece aos munícipes a reciclagem feita nesta quadra festiva

 

A Câmara Municipal de Évora já efectuou o balanço da campanha “Natal Limpo 2008” tendo verificado que, graças ao cuidado e civismo tido pela população na reciclagem de papel e embalagens de cartão e ao esforço dos jovens voluntários na sua dinamização, foi recolhido um total de 87.601 quilogramas de papel e cartão, entre 5 de Dezembro e 7 de Janeiro, o que permitiu salvar cerca de 1.500 árvores.

Um valor que ultrapassa em muito o resultado obtido na campanha realizada em 2007, quando se pouparam o equivalente a 700 árvores, pela separação de 35 toneladas deste tipo de resíduos nos contentores adequados.

Recorde-se que esta campanha, feita pela Câmara Municipal e Conselho Municipal da Juventude de Évora, contou também com a participação da GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM; o SITEE-EM – Sistema Integrado de Transportes e Estacionamento de Évora e a Associação Comercial do Distrito de Évora, que se associaram à iniciativa.

Este ano foram colocados um total de 25 pontos de recolha extraordinária (papelões azuis) já não apenas na cidade, como em edição da campanha em 2007 e 2006, mas por todo o Concelho, tendo a Câmara exposto publicamente na Praça do Sertório um papelómetro informativo onde registou a evolução da recolha de papel e cartão e a equivalência em termos de árvores salvas devido a esta acção.

O lançamento da campanha foi feito na Praça de Giraldo e animado pelas tunas universitárias. O SITEE apadrinhou a iniciativa com a oferta de bilhetes de autocarro durante toda a campanha, como forma de incentivar as deslocações nos transportes públicos e contribuir para um ambiente mais limpo.

Na manhã do dia 18, alunos de diversas escolas do ensino básico e de jardins-de-infância da cidade, muitos deles vestidos a condizer com esta quadra festiva, animaram a Praça de Sertório com danças e canções, no âmbito da campanha, tendo sido também distribuídos folhetos informativos e outros materiais fornecidos pela GESAMB.

De sublinhar, e como uma das grandes inovações deste ano, a divulgação porta-a-porta por todo o concelho nos dias 22 e 23 de Dezembro, nos locais onde houve reforço de recolha, feita por 15 voluntários do programa VJovem e associações várias (a quem a Câmara também agradece) com vista a sensibilizar as populações e que incluiu igualmente a oferta de materiais promocionais. Uma acção a que se atribui grande parte do sucesso desta campanha, não só pela eficácia da mensagem de sensibilização, mas sobretudo pelo envolvimento e compromisso assumido e protagonizado pelos jovens que a veicularam.

 



publicado por noticiasevora às 18:22
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds