Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009
Luís Figo dá nome a estádio municipal do Alandroal

 

Um futebolista com origens no concelho de Alandroal, um filósofo e pensador cubano e um conhecido habitante da vila, são as figuras que a Câmara liderada por João Nabais, propôs à Comissão de Toponímia local. Os nomes de Luís Figo, Arnaldo Passos e José Martí foram aprovados por unanimidade.

Ao futuro Estádio Municipal, que está a nascer a poente da vila, a autarquia alandroalense vai atribuir o nome do ex-capitão da selecção A de futebol, Luís Figo, a quem Câmara atribuiu a Medalha de Ouro do Município de Alandroal, concelho de onde a sua mãe nasceu. Este galardão, o mais importante que é atribuído pelo município, também confere a Luís Figo o título de Cidadão Honorífico de Alandroal.

Arnaldo Passos foi proprietário de uma mercearia/retrosaria contígua ao actual "Jardim das Meninas", o característico largo com palmeiras centenárias, no centro da vila, que a Câmara está a requalificar. O comerciante, falecido há poucos anos, era conhecido por 'matar' a fome e a sede aos mais noctívagos em época de festas e aos fins-de-semana. Por uma porta lateral, vendia cerveja e petiscos num balcão improvisado. O convívio levava à tertúlia, por vezes política e social, e seguia madrugada dentro.

O nome de José Martí vai ser atribuído à artéria principal do Loteamento das Caraças cujas infra-estruturas se encontram em fase de construção. O pensamento do filósofo, jornalista e revolucionário cubano do séc. XIX, transcendeu as fronteiras de Cuba e adquiriu carácter universal. Lutou contra o domínio espanhol da ilha, foi preso político e morreu às mãos dos militares ocupantes, em 1895.

 



publicado por noticiasevora às 18:42
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds