Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009
Exposição Temporária sobre o Abastecimento de Água na Cidade de Évora

 

A Câmara Municipal de Évora tem patente no Arquivo Municipal, instalado no edifício dos Paços do Concelho, com entrada pela Rua D. Isabel, uma exposição sobre o “Abastecimento de Água na Cidade de Évora”, que está integrada no Projecto de Interpretação do Património Hidráulico de Évora.

Esta exposição tem como objectivo divulgar a história do fornecimento de água na cidade ao longo dos tempos, evidenciando algumas estruturas e equipamentos que marcaram a génese e a evolução do processo de abastecimento de água.

As instalações do Arquivo Municipal foram recentemente remodeladas, com vista à criação de três novos espaços: uma sala de recepção ao público, uma sala para leitura e acções de animação e também uma sala para exposições destinada à apresentação de trabalhos de divulgação do acervo do Arquivo.

A exposição “O abastecimento de água na cidade de Évora” é a primeira a revitalizar o espaço do Arquivo Municipal, tendo sido inaugurada no passado dia 14 de Novembro, e vai estar patente ao público durante os primeiros meses deste ano, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

A visita a esta exposição pode ser complementada com uma visita à Unidade Museológica CEA [antiga Central Elevatória de Água(s)], localizada na Rua do Menino Jesus, que surgiu com o propósito de se interpretar e valorizar o património hidráulico da cidade de Évora. A sua criação contribui para o entendimento da evolução económica e social da cidade, ajudando a compreender os vários espaços do complexo que constitui a CEA e que permitiam, em conjunto, o armazenamento e a distribuição de água. Testemunho relevante da arqueologia industrial existente na cidade, o edifício da CEA, que alberga a estação elevatória, tem a particularidade de possuir elementos arquitectónicos e decorativos de Estilo Internacional e Arte Déco, correntes artísticas de influência europeia, que surgiram no país durante a década de 30.

O Arquivo Municipal e a Unidade Museológica CEA, em colaboração com o Núcleo de Documentação, integrado na Divisão dos Assuntos Culturais da Câmara de Évora, irão brevemente apresentar um programa de animação e divulgação para este ano, que englobará a realização de conferências, visitas guiadas, percursos pedestres e colóquios, entre outras iniciativas.

 



publicado por noticiasevora às 18:45
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds