Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 9 de Março de 2009
Rio Guadiana e Grande Lago de Alqueva inspiram recuperação do Jardim Público de Reguengos de Monsaraz

 

O Município de Reguengos de Monsaraz inspirou-se no Rio Guadiana e no Grande Lago de Alqueva para recuperar o Jardim Público da cidade. A candidatura ao programa INALENTEJO – Programa Operacional do Alentejo 2007 – 2013 já foi aceite e prevê um investimento de 1,52 milhões de euros, comparticipado em 67 por cento pelo FEDER. As obras iniciam-se nos próximos meses e deverão estar concluídas até ao final do ano.

O conceito para a recuperação do Jardim Público, com uma área superior a 18 mil metros quadrados, assenta no elemento água, que já existe nos seus limites, nomeadamente, um poço no espaço envolvente à Praça de Touros e o Chafariz junto ao Palácio da Justiça. Estes dois espaços serão recuperados numa fase posterior mas a premissa é que a água faça a ligação entre todas as áreas assumindo diferentes perfis, de acordo com o carácter do local que se está a atravessar.

No espaço Jardim Público, a autarquia pretende metaforizar o troço do Rio Guadiana dentro do concelho de Reguengos de Monsaraz, representando-se a nascente e o leito do rio, bem como as azenhas e os moinhos associados e a Barragem de Alqueva. Partindo da cota mais elevada, criar-se-á uma estrutura rectangular de água estagnada associada ao seixo rolado característico do rio. Daqui partirá um canal que traduz o percurso do Guadiana dentro do concelho. Nesse canal e de forma simbólica são representados os moinhos e as azenhas através de soleiras espessas que criam curvas de regolfo e de pontuações de seixo que oferecem sonoridade com a passagem da água. A barragem de Alqueva ficará caracterizada através de um sistema de repuxos com queda em arco e que representam a exaltação da água.

De acordo com a edilidade, o Jardim Público terá três zonas de destaque em forma circular, nomeadamente a área de estadia, o espaço do parque infantil e a envolvente ao coreto. Na zona de estadia será construído um bar/restaurante com capacidade para cerca de 50 pessoas, casas de banho para homens, mulheres e pessoas com mobilidade condicionada e uma zona de esplanada separada das vias de circulação automóvel por uma cortina de vegetação. Esta cortina integrará vegetação ribeirinha de porte arbustivo como a das margens do Rio Guadiana.

A zona de enquadramento do coreto pretende ser uma sala de espectáculos ao ar livre, prevendo-se por isso um conjunto de bancos na sua envolvente. A aposta é revitalizar este palco com actividades que se adaptem à sua dimensão.

A área infantil integra duas zonas distintas: uma formal e outra informal. Na zona formal será introduzido o equipamento infantil e uma área de estadia para quem acompanha as crianças. O equipamento infantil será um Play center com torres, rampa de escalada, pontes de rede, ponte móvel de madeira inclinada e escorrega helicoidal com capacidade para 25 crianças. Haverá ainda um sobe e desce, dois baloiços e dois balanços para crianças até aos 12 anos de idade.

 A zona informal será relvada e terá um circuito para triciclos e pequenas bicicletas em pavimento amortecedor de queda, estrutura para trepar em forma de galáxia, labirinto em estruturas verticais de madeira distribuídas pelo relvado e flores sonoras para que as crianças explorem os sons e as cores. Para além deste equipamento infantil, a zona terá também uma área de merendas para os mais pequenos, inscrita no relvado e com uma clara ligação ao elemento água.

 

 



publicado por noticiasevora às 19:21
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds