Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 21 de Março de 2009
Diana Andringa vem à Biblioteca Pública de Évora

No próximo dia 26 de Março, quinta-feira, pelas 21h30m, a Biblioteca Pública de Évora promove mais umas Leituras das Ciências, Artes e Sociedade. A área em foco é o Jornalismo, pela voz da reputada jornalista Diana Andringa.

Diana Andringa nasceu em 1947 em Angola e conta com um vasto currículo que lhe granjeou já diversos prémios pelo seu trabalho jornalístico e condecorações pela sua intervenção cívica. São exemplos os prémios "Nova Gente" de Jornalismo (1985), pelo trabalho sobre a guerra Irão/Iraque; o prémio de Jornalismo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1993), pelo documentário "Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul injustiçado" e ganhou uma Menção Honrosa no Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos, Tolerância e Luta contra a Discriminação na Comunicação Social” do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (2006), por “Era uma vez um Arrastão”, documentário que analisa o comportamento da comunicação social e desmistifica o célebre acontecimento. Foi condecorada com Ordens nacionais por duas vezes, sendo Comendadora da Ordem do Infante e Grande Oficial da Ordem da Liberdade.

Foi jornalista em vários jornais e revistas como Vida Mundial ou Diário de Lisboa e exerceu cargos de importância na RTP, onde foi responsável por programas, realizou documentários e conduziu entrevistas, focando situações e personalidades de interesse.

Entre os muitos exemplos, abordou nos seus documentários o tema do 25 de Abril, a integração de Goa na República da Índia ou o regresso de Macau à administração chinesa; abordou personagens literárias como José Rodrigues Miguéis ou David Mourão Ferreira, e personagens políticas como Humberto Delgado ou Bento de Jesus Caraça, entre muitos outros.

As Leituras da Ciências, Artes e Sociedade integram-se num programa de longa duração que contou já com a participação de alguns dos nossos mais ilustres cientistas e divulgadores de ciência, como Paquete de Oliveira (Sociologia), Carlos Fiolhais (Física), Máximo Ferreira (Astronomia), Viriato Soromenho Marques (Ecologia), Daniel Sampaio (Psiquiatria) e Cláudio Torres (Arqueologia).

A sessão tem lugar às 21.30 horas na BPE e é de entrada livre, embora esteja sujeita a marcação.

 



publicado por noticiasevora às 16:34
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds