Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 25 de Março de 2009
Gastronomia e Vinhos em foco em Borba

 

Amanhã, dia 26 de Março, o Auditório do Cevalor, em Borba, recebe a segunda edição dos Encontros Empresariais que foca a relação entre Gastronomia e Vinhos. Esta iniciativa é promovida pelo Município de Borba, em colaboração com a Turismo do Alentejo, ERT e com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e tem início marcado para as 09.00 horas. Esta acção é dedicada ao tema “Gastronomia e Vinhos – um Produto Estratégico para o Alentejo”, tendo em conta as linhas de orientação definidas para o desenvolvimento da região no Plano Estratégico Nacional do Turismo – PENT. Portugal poderá tornar-se um destino de excelência do produto Gastronomia e Vinhos, beneficiando das excelentes condições do Douro e do Alentejo. Apesar da situação actual, o país poderá ambicionar um posicionamento de excelência no mercado. A riqueza gastronómica e a qualidade dos vinhos nacionais, sobretudo no Douro e no Alentejo, são os ingredientes certos para a estruturação de produtos dirigidos a elementos de elevada qualificação sócio-económica.

O Alentejo, enquanto região já reconhecida ao nível nacional pela sua cozinha de excelência, pelos produtos tradicionais e pelos vinhos, muito apreciados pelos portugueses, justifica o desenvolvimento de um produto turístico de qualidade, objectivo que a Turismo do Alentejo, ERT assumiu na organização deste evento. O seminário pretende, assim, dar uma visão abrangente do tema e apresentar casos de boas práticas noutras regiões e a nível internacional.

A abertura do seminário ocorre às 09.45h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Borba, Ângelo Sá, enquanto membro da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O primeiro painel é dedicado ao “ENOTURISMO – Experiências Nacionais e o Modelo de Espanha”, no qual serão apresentados casos específicos da Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, e da Quinta Nova de Nossa Sra. do Carmo, no Douro. Será, ainda, abordada a estratégia de promoção nacional e internacional dos Vinhos do Alentejo, assim como a Rota dos Vinhos em Espanha e a Selected Wineries, um projecto de Enoturismo Integrado em Portugal. Após o almoço, dá-se início ao segundo painel, intitulado ALENTEJO: Um Mundo de Sabores, com a intervenção do jornalista Fernando Melo, acerca do tema “A mesa alentejana, plataforma de muitas partilhas”. Ainda neste painel serão abordados assuntos como a Rota dos Azeites do Alentejo: O Turismo como instrumento de promoção, a Rota dos Sabores e a Valorização dos Recursos Endógenos e a Gastronomia na Promoção Turística.

A primeira parte do último painel -  GASTRONOMIA E VINHOS: O Produto Turístico - será apresentado pela Direcção de Desenvolvimento de Produtos e Destinos, do Turismo de Portugal, que apresentará a Gastronomia e Vinho enquanto produto turístico estratégico. A finalizar o painel será demonstrada a visão de um Operador Internacional, através de Promenades en France - Voyages au coer des vignobles.

O encerramento do seminário está agendado para as 17.20h e será conduzido pelo Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva.

 



publicado por noticiasevora às 15:21
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds