Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 24 de Março de 2009
Município de Reguengos de Monsaraz assina protocolo com a Universidade Aberta para criar Centro Local de Aprendizagem

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar amanhã, dia 25 de Março, o protocolo de colaboração e cooperação com a Universidade Aberta para a instalação de um Centro Local de Aprendizagem na cidade. Na cerimónia, que vai decorrer pelas 17:00 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, estará presente o reitor da universidade, Carlos Reis, assim como o pró-reitor para os Assuntos Académicos e Extensão Universitária, Domingos Caeiro. Antes, pelas 15:00 horas, a comitiva vai visitar a vila medieval de Monsaraz e uma hora mais tarde conhecerá o centro oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior de Portugal com 26 olarias em actividade.

O Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz, a abrir brevemente, vai servir os mais de 250 alunos inscritos na Universidade Aberta que residem na sua área geográfica de influência. Trata-se de um centro de relevante interesse municipal por ser fundamental para o desenvolvimento social e cultural do concelho e vai funcionar provisoriamente no 1º piso das instalações da antiga Escola Preparatória. No futuro, o Centro Local de Aprendizagem deverá transferir-se para o Centro de Inovação e Desenvolvimento que a autarquia vai edificar.

A Universidade Aberta possui e coordena uma rede de centros locais de aprendizagem, como o que vai ser criado em Reguengos de Monsaraz, que enquanto espaços físicos, são núcleos vocacionados para a promoção de actividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida. Estes centros têm como funções facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respectiva área de intervenção, assumindo a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial, competindo-lhes ainda a divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem e a captação de novos públicos.

A Universidade Aberta é a universidade pública de ensino à distância e lecciona cursos formais de graduação de 1.º Ciclo (Licenciatura), Pós-graduações e de 2.º Ciclo (Mestrados), de 3.º ciclo (Doutoramentos) e cursos de formação ao longo da vida, de acordo com uma filosofia de prestação de serviço público. O modelo pedagógico da Universidade Aberta, fortemente centrado no estudante como indivíduo activo e construtor do seu conhecimento, assenta no regime de e-learning – educação à distância – e na utilização intensiva das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, promovendo a interacção entre alunos e professores e permitindo uma maior flexibilidade na aprendizagem, de acordo com a disponibilidade do estudante.

 



publicado por noticiasevora às 15:23
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds