Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Domingo, 29 de Março de 2009
“Ateliers Selvagens” exploram biodiversidade no Monte Selvagem

O Parque Monte Selvagem inicia amanhã o ciclo de actividades lúdico-pedagógicas Primavera/Verão que, numa primeira fase, alinhada com as férias da Páscoa, pretende estimular a consciência ecológica de crianças e adultos. Apoiados por formadores especializados, são sete os “Ateliês Selvagens” que dinamizam, de forma original, a visita ao Parque, incentivando a redução do consumo de matérias-primas novas e o conhecimento da biodiversidade, promovendo o interesse e o respeito pela Natureza.

Momentos únicos de interactividade entre pais e filhos, as iniciativas preparadas pelo Monte Selvagem recorrem a actividades criativas como expressão plástica, trabalhos manuais, música e reciclagem de materiais. Os “Ateliês Selvagens” procuram transmitir importantes conhecimentos sobre o modo de vida de animais e plantas, dotando os participantes de ferramentas úteis para uma contribuição activa na protecção do ambiente.

Explorar, com barro e gesso, as diferentes formas e texturas do meio ambiente é o mote de “Moldes da Natureza”, actividade que convida visitantes a criar, e levar para casa, verdadeiras obras de arte. Na linha da expressão artística, os participantes do atelier “Desenhos a Gosto” são desafiados a colocar em papel as emoções e sentimentos despertados pela riqueza do espaço envolvente. No fim da visita, as criações seguem para exposição temporária no Telheiro Pedagógico. Os visitantes mais desinibidos vão querer participar na “Pintura do Dia”, um momento de expressão cognitiva em grupo.

Através do toque de diversos revestimentos, como pêlo de camelo, pele de crocodilo e cobra, crina de pónei e penas de várias aves, as crianças são desafiadas a viver uma experiência sensorial riquíssima, correspondendo as sensações das diferentes texturas aos respectivos animais. Para além deste “Quem sou eu?”, o Monte Selvagem preparou outra iniciativa que apela ao conhecimento das espécies. A partir da compreensão das suas características, o ateliê “Brinquedos Selvagens”, inserido no Programa de Enriquecimento Ambiental do parque, convida à construção de objectos criativos que serão introduzidos nas instalações dos animais, enriquecendo habitats para um maior bem-estar.

As actividades que o Monte Selvagem reserva para estas férias privilegiam também a importância da reciclagem, mostrando aos visitantes como, a partir de materiais utilizados no dia-a-dia, é possível “Reciclar a Criar”, elaborando esculturas inspiradas em plantas e animais.

O atelier “Música Selvagem” é outra proposta desenvolvida pelo Parque. Actividades de estímulo da expressão musical, com utilização de instrumentos variados, alguns feitos com materiais reciclados (garrafas, caricas, paus, canas), demonstram a versatilidade e musicalidade destes objectos do quotidiano.

 

 



publicado por noticiasevora às 15:52
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds