Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 3 de Abril de 2009
Orfeão Universitário do Porto actua na Arena d’Évora no próximo sábado

 

O Orfeão Universitário do Porto encontra-se a realizar uma digressão neste período da Páscoa, e uma das paragens para as suas actuações será na Arena d’Évora, amanhã, pelas 21:30, num concerto de entrada livre, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

O Orfeão Universitário do Porto foi fundado em 6 de Março de 1912, cerca de um ano após a criação da Universidade do Porto, por um grupo de Estudantes entusiastas, conscientes da necessidade de completar a acção formativa que deve ter uma Universidade.

O Orfeão apresentou, em 1937, o primeiro coral universitário com naipes femininos no seu elenco. Nos anos 40 passa a contar com outros momentos no espectáculo, dedicados a diversos entreactos, como o fado, tangos e rábulas humorísticas. Curiosamente, pela primeira vez, as raparigas universitárias envergaram o actual traje académico, que foi posteriormente adoptado noutras universidades. Entretanto surge também o Grupo de Bailados Regionais, dedicando-se a partir dessa data um maior interesse à divulgação do folclore nacional.

Regularmente, o orfeão efectua recolhas etnográficas em diversas regiões do nosso país com o intuito de melhorar e aprofundar o repertório e a qualidade de cada grupo. A sua acção cultural tem sido reconhecida pelas autoridades, que distinguiram a instituição com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto e com o grau de Comendador da Ordem de Instrução Pública, Comendador da Ordem da Benemerência e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Actualmente o Orfeão é constituído por cerca de 200 estudantes das várias faculdades da Universidade do Porto, que trabalham activamente nos 14 grupos que o constituem e se aglomeram sob três grandes vertentes: a Coral (Coro Clássico, Coro Popular Madrigalistas, Fado de Lisboa e Orquestra Ligeira), a Etnográfica (Cantares de Maçadeiras, Cantares Alentejanos, Danças de Douro Litoral, Danças de Minho, Danças dos Açores, Danças da Madeira e Danças de Pauliteiros de Miranda) e a Académica (Fado Académico, Jograis, Tuna Feminina, Tuna Universitária).

O Orfeão Universitário do Porto tem sido um veículo privilegiado da música coral e da cultura portuguesa, tanto no nosso país como no estrangeiro. Esta instituição tem levado a cultura portuguesa a inúmeros países, como: Estados Unidos da América, Brasil, Venezuela, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, França, Itália, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Suíça, Holanda, China, Hong-Kong, Índia, Macau, Malásia e Tailândia, entre outros.

 



publicado por noticiasevora às 16:15
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds