Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 4 de Abril de 2009
Feira do Queijo ‘09 em Borba entre os dias 10 e 12 de Abril.

A freguesia de Santiago de Rio de Moinhos, concelho de Borba, recebe a Edição 2009 da Feira do Queijo, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Borba, da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e da AQUA D’OSSA (Associação para o Mundo Rural e Produtos Tradicionais entre Guadiana e Serra d’Ossa).

A Feira do Queijo tem vindo a evidenciar a qualidade e excelência dos produtos locais e regionais, dando especial realce à produção local de queijo. A Feira do Queijo ‘09 apresenta como principais objectivos a promoção dos queijos produzidos no Concelho de Borba, de outros produtos regionais considerados de interesse e a dinamização e o desenvolvimento do Município e da Região Alentejo.

Realizada anualmente, a Feira do Queijo privilegia um dos mais emblemáticos produtos do concelho. O certame conta este ano com a participação de doze produtores de queijo locais. Durante estes três dias não faltam os outros produtos regionais de qualidade, tais como o pão, os enchidos, o azeite, o vinho, o mel, as compotas e a doçaria regional. O canto alentejano e um diversificado leque de demonstrações culturais, marcam encontro neste fim-de-semana dedicado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade. O certame decorre junto às escolas da localidade, abre diariamente às 10.00H e encerra às 20.00H.

O queijo constitui-se assim como mote para a celebração da Páscoa em Borba, tendo este ano como cabeça de cartaz o espectáculo com Rouxinol Faduncho.

A Feira do Queijo ‘09 abre ao público oficialmente no dia 10 de Abril, pelas 10.00H, numa Cerimónia com as entidades presentes, seguida do Hastear das Bandeiras. Esta cerimónia será embelezada com o Desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Borba durante a visita à mostra. De seguida, pelas 11.00H, tem início o Circuito de Provas Gastronómicas pelos restaurantes e cafés da freguesia, animado por Poetas Populares. Às 16.00H decorre, no palco da Feira do Queijo, a Tarde de Dança, seguida de animação com os Poetas Populares.

No dia 11, antes da abertura oficial do certame, terá lugar, pelas 09.00H, o Passeio BTT. Pelas 15.00H joga-se futebol, no Torneio de Futebol – Veteranos no Campo de Futebol de Montes Claros (Rio de Moinhos), organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos. Durante a tarde de Sábado, os visitantes da Feira do Queijo podem assistir ao espectáculo musical com o Grupo Banza, agendado para as 15.30H.

No Domingo, dia 12 de Abril, às 09.00H tem lugar o Passeio “Eu e a minha Família”, passeio pedestre em Rio de Moinhos, que visa promover a actividade física, em família. Unindo o útil ao agradável, os participantes no passeio visitam a Feira do Queijo e podem ainda participar em jogos de futebol. Para a mesma hora está marcado o Torneio de Malha, organizado pelo Centro de Cultura e Desporto da Matriz.

O último dia do certame abre com uma demonstração/recriação de actividades tradicionais ligadas ao pastoreio e ao fabrico do Queijo (ordenha, tosquia e fabrico tradicional do queijo), pelas 10:00 horas. O certame encerra a tarde de Domingo com o espectáculo com Rouxinol Faduncho, às 16:30 horas, permanecendo a mostra aberta ao público até às 20:00 horas.

A Feira do Queijo é um bom exemplo de que o mundo rural continua vivo e de que, no interior do país, há pessoas que se dedicam ao trabalho da terra e à produção de um produto muito significativo no país como é o Queijo.

No dia 10 de Abril, em simultâneo com a Feira do Queijo ’09 e coincidindo com a Páscoa, arranca a segunda quinzena gastronómica, dedicada ao BORREGO. De 10 a 24 de Abril, os restaurantes aderentes ao programa “À Descoberta dos Sabores de Borba”, terão sempre em destaque nas suas ementas um ou mais pratos confeccionados com Borrego.

Todas as actividades económicas representadas na Feira do Queijo ‘09, aliadas à magnífica gastronomia e à simpatia das nossas gentes são importantes razões para visitar a nossa festa, bem como para aproveitar a Páscoa e permanecer no nosso concelho e na nossa região, utilizando as unidades turísticas de boa qualidade que já possuímos.

 

 



publicado por noticiasevora às 16:21
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds