Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 11 de Abril de 2009
Idosos do Alandroal operados em Cuba reuniram-se num almoço hoje em Juromenha

 

Um verdadeiro sucesso. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Nabais, caracterizou a “Operação Milagre” que levou 51 idosos, entre os 75 e 91 anos, com doenças do foro oftalmológico, a deslocarem-se a Havana (Cuba) para serem submetidos a cirurgias.  

Passado um ano, a 11 de Abril, quando o primeiro grupo de 14 alandroalenses viajou para a ilha cubana, o município decidiu organizar um almoço-convívio, denominado “Almoço da Solidariedade”, que decorreu no restaurante “Pátio de Cascalhais”, situado na estrada Alandroal – Elvas, perto de Juromenha,

De acordo com o autarca, até hoje, o município de Alandroal, ao abrigo de um protocolo assinado com o Governo Cubano, já levou a Havana todos esses idosos que “depois das cirurgias melhoraram substancialmente a sua capacidade de visão e, consequentemente, a sua qualidade de vida”.

As despesas com viagens, alojamento e intervenções cirúrgicas foram custeadas pela autarquia que ascenderam a 2.100 euros por cada idoso. “Não olhámos a recursos porque o que gastaríamos a ir a Espanha ou em Portugal, seria o mesmo”, afirmou, salientando que o dinheiro era o menos importante, “pois as pessoas e a sua qualidade de vida é o que mais relevante”.

João Nabais adiantou ainda que o facto dos seus munícipes “verem melhor faz-me sentir realmente satisfeito porque trata-se de uma questão de saúde”. O edil congratulou-se por esta medida “ter conseguido resolver cerca de 95 por cento dos problemas oftalmológicos existentes no concelho”, sublinhando ainda “ter servido para despertar consciências”.

João Nabais recordou que esta medida “tão contestada a nível nacional e mesmo a nível local, inclusivamente dentro próprio município valeu a pena porque conseguimos dar uma pedrada no charco”. “Em boa hora, originámos que fossem encontradas soluções e que o Ministério da Saúde começasse a dar respostas aos problemas na aérea da oftalmologia no nosso país, nomeadamente às listas de espera nas consultas e nas cirurgias”, salientou, dando assim a entender que “éramos nós que estávamos certos”.

Perante isto, o presidente da Câmara Municipal reiterou a ideia de que este programa “não termina aqui, nesta fase”, assegurando que o protocolo entre o município alandroalense e os serviços médicos cubanos vai permanecer. “A colaboração não se esgota na área da oftalmologia, a nossa ideia é ir mais além, daí estarmos a apostar na área da reabilitação”, esclareceu.

Uma menina de três anos e meio, a Laura, com paralisia cerebral profunda foi a primeira a usufruir desta valência, tendo estado quatro meses com a mãe em Cuba. Actualmente, está lá outra menina com oito anos, a Joana, “cuja força de vontade é tal que garante que quando regressar conseguirá brincar com todos os seus amigos”.

Para o edil, este protocolo é de grande interesse, tendo resultado também da geminação que existe entre o Alandroal e Regla. “É importante reforçarem-se os laços entre as nações e como forma de agradecer tudo o que fizeram pelos nossos idosos, fizemos um donativo de material didáctico e pedagógico a uma escola e demos cinco mil euros, que sabemos que são uma gota no oceano, como ajuda para as catástrofes naturais que assolam aquele país”, anunciou. 



publicado por noticiasevora às 19:08
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds