Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Domingo, 19 de Abril de 2009
Câmara de Mora substituiu condutas de gás de 500 residências de idosos

A autarquia de Mora lançou um programa de substituição das condutas de gás das residências dos mais idosos do concelho, uma necessidade detectada por questões de segurança durante as visitas dos técnicos da Oficina Domiciliária, iniciativa da câmara que acorre às necessidades dos detentores do Cartão Municipal do Idoso.

O município prevê substituir as condutas de gás de mais de 500 residências durante os próximos meses, já que actualmente são 1870 os idosos e pensionistas de Mora que estão a beneficiar das vantagens daquele documento, nomeadamente obras grátis em casa e comparticipações a 50 por cento nas despesas em medicamentos e taxas camarárias, além de bilhetes de cinema e de futebol.

O Cartão Municipal do Idoso, lançado pela edilidade em Outubro de 2001, beneficia reformados e pensionistas residentes no concelho há pelo menos um ano e cujas reformas não ultrapassem actualmente os 350 € mensais.

O titular tem descontos de 50 por cento em todas as taxas e licenças camarárias; comparticipação em igual percentagem na parte que cabe ao utente na aquisição de medicamentos (comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde); e comparticipação também em 50 por cento na aquisição de bilhetes de cinema e entradas nos campos de futebol do concelho

Desde que esta medida de política social foi posta em prática, a Câmara Municipal de Mora já emitiu mais de 2.000 cartões, sendo que, no momento, estão 1870 activos.

Além disso, o Cartão Municipal do Idoso dá acesso grátis à Oficina Domiciliária, um projecto lançado em finais de 2007 que permite aos “menos jovens” recorrer aos serviços da autarquia para a realização de pequenos arranjos domésticos nas áreas da electricidade, águas e esgoto, e ainda pequenas obras de construção civil.

Os serviços prestados pela Oficina Domiciliária incluem pequenos arranjos e eliminação de barreiras arquitectónicas; mudança de torneiras e outras reparações ao nível do abastecimento de água; lâmpadas novas, conserto de tomadas e interruptores e reforços de luz no que toca à electricidade; e trabalhos de carpintaria, como substituição de vidros e fechaduras, arranjos de mobiliário e outras tarefas.

Com este serviço domiciliário, a edilidade alargou assim as vantagens do Cartão do Idoso, depois das inovações introduzidas ao nível da saúde e do combate à solidão, e na continuação do projecto “Recuperação de Casas Degradadas”.

O enfoque recai agora na intensificação da aposta no melhoramento das condições de habitabilidade das casas da camada mais idosa do Concelho de Mora.

 



publicado por noticiasevora às 18:33
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds