Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 2 de Julho de 2008
Fundação Eugénio de Almeida lança instrumento inovador para a gestão do Voluntariado

 

A Officebox do Voluntariado, instrumento pioneiro para a gestão e animação de voluntariado de proximidade, vai ser lançada amanhã, no Fórum Eugénio de Almeida, por ocasião do II Encontro de Voluntariado.

Neste Encontro, que reunirá em Évora especialistas, instituições e voluntários de todo o país, e onde se pretende discutir o papel do voluntário na sociedade contemporânea, a Officebox do Voluntariado será a grande novidade, enquanto guia metodológico único no contexto nacional sobre voluntariado.

Sendo o voluntariado uma das áreas de trabalho privilegiadas pela Fundação Eugénio de Almeida na área Social – pelo que representa enquanto exercício de cidadania activa e comprometida ao serviço da comunidade – esta instituição desenvolveu uma ferramenta pioneira e inovadora para a sua gestão, a qual irá disponibilizar a outras instituições, de forma inteiramente gratuita.

A Officebox tem como destinatários organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, que pretendam criar Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP), promovendo um conjunto de respostas sociais complementares aos serviços técnicos e profissionais prestados no âmbito de uma comunidade pelas entidades públicas e privadas.

Ao disponibilizar os conceitos, as metodologias e os instrumentos desenvolvidos na implementação e dinamização destes núcleos em Évora, a Officebox constitui-se como uma ferramenta útil e eficaz, baseada na experiência, que poderá ser aplicada em qualquer local, adaptando-se facilmente às circunstâncias específicas de cada realidade e aos recursos que as diferentes entidades tiverem para investir.

Em formato cd-rom, este produto foi concebido no âmbito do projecto Orientar, Servir e Apoiar, liderado pela Fundação Eugénio de Almeida e desenvolvido em parceria com a Cáritas Diocesana de Évora, a Obra de São José Operário, o Núcleo Empresarial da Região de Évora e a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local, com o apoio da iniciativa comunitária EQUAL.

Procurando difundir o modelo experimentado com grande sucesso no concelho de Évora, esta ferramenta é composta por cinco secções: o referencial metodológico, que inclui as etapas e os recursos necessários para a implementação de um NVP; orientações de comunicação, que visam a criação de uma identidade e de um plano de comunicação, que garanta a adequada visibilidade do NVP; orientações de animação, das quais constam os procedimentos fundamentais para dinamizar um NVP; orientações formativas, que contemplam workshops e acções de formação necessárias à sensibilização e capacitação de instituições e voluntários; por fim, leituras recomendadas neste âmbito. Este produto inclui ainda um filme que ilustra as actividades desenvolvidas no projecto.

 



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds