Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 2 de Julho de 2008
Monte Selvagem expõe “Homenagem ao Sobreiro”


 

O Monte Selvagem – Parque e Reserva Animal tem patente desde ontem uma exposição de peças de sobreiro dispostas por toda a área do parque oriundas do inevitável corte de árvores centenárias atingidas por várias pragas que afectam esta espécie e cujo destino final seria o carvão. 

Numa parceria criativa com a Natureza, Paulo e Rita Tigre procuram encontrar uma função para as formas sugeridas pela Natureza. Parte do material exposto será posteriormente transformado em esculturas mobiliárias, enquanto outro já faz parte do equipamento permanente do Monte Selvagem.

Esta dupla, que desde o início colabora com o Monte Selvagem na execução da maior parte dos equipamentos, expõe agora arte sustentável numa outra forma de ver a natureza.

O Monte Selvagem situa-se num montado tipicamente alentejano, cujo proprietário detém também outra área de montado adjacente ao parque. Dada a constante preocupação em manter o equilíbrio ambiental desta herdade, a forte consciência ambiental e o Projecto Cientifico levado a cabo pelo Monte Selvagem, pretende-se uma certificação de qualidade desta floresta e a criação de programas de protecção integrada contra pragas e infestações, em colaboração com a comunidade científica. Também a definição de mecanismos de mercado que permitam equiparar este tipo de floresta às restantes no Mercado de Carbono é primordial, visto o montado ser um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se estima absorver, por ano, 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa e do consequente aquecimento global.

Na herdade onde se insere o Monte Selvagem, já foram feitos alguns tratamentos para algumas pragas e infestações que atacam os sobreiros, o arranque de árvores secas é feito com rapidez e rigor, bem como as operações de limpeza. Procura-se que a tiragem da cortiça seja feita por equipas especializadas de modo a não provocar lesões nas árvores, executam-se planos de melhoria dos solos, as mobilizações do solo são criteriosas, bem como a limpeza das linhas de água e a manutenção da boa drenagem do solo são práticas correntes.

Com esta exposição “Homenagem ao Sobreiro”, o Monte Selvagem pretende dar a conhecer de uma outra forma esta árvore e alertar para a grande necessidade de encontrar formas de gestão sustentável do montado.



publicado por noticiasevora às 19:48
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds