Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 15 de Julho de 2008
“Objectos (in)Úteis no Centro de Artes Tradicionais de Évora

 

O Agrupamento Monte, sedeado em Arraiolos, detém uma experiência de largos anos na dinamização do território e, em particular, na promoção e reabilitação das artes e ofícios tradicionais, procurando a genuinidade e excelência que subsiste nos territórios rurais, onde são produzidas verdadeiras obras de arte, fruto da re-invenção do quotidiano pelos artesãos locais, consagradas em artefactos de grande beleza e indiscutível qualidade.

Como corolário deste trabalho, o Monte abriu ao público a Loja do Celeiro, no interior do Centro de Artes Tradicionais, em Évora, dinamizando em simultâneo, no mesmo espaço, actividades de cariz diverso centradas, contudo, na valorização do património cultural e etnográfico português.

Nesse âmbito, o Monte vai trazer a Évora, cidade Património da Humanidade, uma Mostra de Artesanato Nacional de autor. Assim, entre os dias 19 de Julho e 3 de Agosto será possível encontrar no Centro de Artes Tradicionais a Exposição/Venda intitulada "Objectos (In)Úteis".

Os objectos, são momentos de criação do homem, são arquivos de memórias que asseguram a representação do homem pelo homem, perpetuando a sua vivência e permitindo evocar, retratar, valorizar, os afectos, os segredos e a relação do indivíduo com o mundo.

Estes objectos criados pelos artesãos e que nesta exposição nos permitem viajar pelo mundo rural Português, são a narrativa de uma memória, de geografias, medos, amores, ironias e devoções.

Objectos quase exclusivos e de estimação que embora não tenham utilidade, são hoje peças de paixão e de culto na criação de ambientes das casas urbanas.



publicado por noticiasevora às 12:39
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds