Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 15 de Julho de 2008
Monte Selvagem acolhe família de primatas ameaçada de extinção


O Monte Selvagem - Parque e Reserva Animal acolhe desde esta semana uma família de primatas no âmbito do projecto de recolocação de animais resgatados, em colaboração com o Santuário Europeu de Animais Exóticos (AAP – Santuary for Exotic Animals), situado na Holanda.

Trata-se de uma família de dez Macacos rabo de porco (Macaca nemestrina), espécie com a classificação “vulnerável” no Sistema de Avaliação e Classificação de Espécies Ameaçadas, levado a cabo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Um grupo de primatas denominado Nagpur, que é o nome do macho líder do grupo, e que pela primeira vez é possível observar em Portugal. Embora alguns indivíduos tenham nascido no AAP no passado, agora aquela organização mantém uma política de controlo de natalidade no santuário, muitos são resgatados do comércio ilegal de animais de estimação.

Este centro especializado europeu oferece alojamento a animais confiscados, ou animais abandonados por pessoas privadas, reabilita-os (tarefa levada a cabo por uma equipa formada por veterinários especializados, zootécnicos e biólogos do comportamento) e quando os animais dispõem de capacidades para viver em sociedade e estão preparados para uma mudança para outra boa casa, procura-lhes alojamento permanente. 

Através da cooperação com parques animais da Holanda e de outros países, este santuário envia regularmente listas dos animais qualificados para recolocação. Logo que é mostrado interesse de alguma instituição por um ou mais animais, como foi o caso do Monte Selvagem, é trocada informação acerca das instalações que os vão receber, das características particulares dos animais, e dos planos para a sua introdução.

Uma vez que os desejos do parque receptor e os do AAP estejam em sintonia, os procedimentos para a recolocação são iniciados. Todo este processo tem vindo a ser desenvolvido desde Outubro de 2007 entre o Monte Selvagem e o AAP, culminando agora no recebimento dos animais em Julho, nas instalações do parque em Montemor-o-Novo.

Alojar animais provenientes do AAP oferece ainda a possibilidade de alertar o público para a destruição de habitats e a extinção de espécies.

 Além de alojar esta nova família de primatas o Monte Selvagem organiza sessões educacionais para os seus visitantes acerca do problema da destruição de habitats e da necessidade de lhes conferir habitats alternativos.



publicado por noticiasevora às 15:27
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds