O espelho de água do Grande Lago (Alqueva) vai ser via e palco de uma demonstração musical oral "cante", dos povos das suas Aldeias Ribeirinhas no próximo sábado.
A monotonia das águas vai ser quebrada, a partir das 15h30m, pelo "cante e encanto" das vozes dos Grupos Alentejanos residentes nas suas margens, bem como pela alegria e movimento de um "Coro Rocieiro" de Vila Nueva Del Fresno, numa caminhada que nos transporta desde a Marina da Amieira.
A viagem de barco passa pela Barragem e pela maioria das Aldeias Ribeirinhas até à vila histórica de Monsaraz, onde ao fim da tarde (19h30m), num desfile pela Rua Direita, e com uma actuação no Adro da Igreja, o "Cante Alentejano" dos nossos Grupos, e o "Salero" de nuestras hermanas, deliciará os visitantes com as suas vozes e movimentos, numa troca de experiências e cultura dos povos que hoje partilham as "Terras do Grande Lago "Alqueva".
O convívio continuará noite dentro, numa "ceia medieval" na Praça de Armas" do Castelo de Monsaraz, tornando assim as "Comemorações do 6º Aniversário do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz" numa grande "Festa do Cante" nas Terras do Grande Lago (Alqueva).
A iniciativa conta com o apoio do Grupo Imoholding que se encontra a desenvolver na região o projecto turístico-residencial Vila Lago Monsaraz.