Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008
Posto móvel de acesso à Internet está há dois anos na rua!

 

 

Criado pela AMDE (Associação de Municípios do Distrito de Évora) com o projecto Évora Distrito Digital e tendo por objectivo o combate à info-exclusão nas freguesias rurais com menos acessibilidade às novas tecnologias, o Posto Móvel de Acesso à Internet comemora agora os seus primeiros dois anos de actividade. Desde Agosto de 2006, com acções muito diversificadas e um já muito vasto rol de entidades com quem estabeleceu parcerias, para este balanço já se contam mais de 3000 utilizadores.

Nestes dois anos, com os seus primeiros quilómetros rodados em Cabeção, concelho de Mora, o Posto Móvel tem deixado a sua marca levando a Internet a todo o Distrito, procurando sensibilizar a população para a utilização da Internet como fonte de informação e ferramenta facilitadora do dia-a-dia.

Para além do trabalho efectuado com escolas, da presença em mais de 40 eventos e da realização de acções de formação para Eleitos e Funcionários de Juntas de Freguesias de todo o Distrito, o Posto Móvel é presença assídua em instituições de solidariedade social e de apoio à terceira idade, levando a este público a “porta para o mundo” que a Internet representa.

Na organização e realização destas actividades, 118 instituições foram envolvidas, sendo a colaboração com Escolas, Lares e Centros de Dia, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Associações diversas, um dos factores que mais contribuiu para agilizar a implementação do trabalho no terreno. Entre as actividades desenvolvidas, destaca-se ainda a realização de sessões para atribuição de Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação (DCB) – no âmbito destas sessões foram já emitidos mais de 300 DCB, com realce para o facto de grande parte terem sido atribuídos a grupos de idosos.

Até Julho de 2007 o Posto Móvel de Acesso à Internet foi financiado pelo POSC (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento – Évora Distrito Digital), sendo desde essa data o seu funcionamento assegurado pela AMDE, que mantém para o Posto Móvel uma missão de clara utilidade pública, e tem por isso encontrado financiamento comunitário e nacional para boa parte das actividades desenvolvidas.

Entre os mais recentes projectos do Posto Móvel destaca-se o “CLIQUES para a Inclusão” (POPH – Eixo 6) que permitirá a promoção de acções de formação para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens institucionalizados, desempregados, em particular os de longa e muito longa duração, ex-toxicodependentes e beneficiários do Rendimento Social de Inserção.



publicado por noticiasevora às 11:37
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds