Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008
Salmões são as novas vedetas do Fluviário de Mora

 

Uma família de salmões-de-Atlântico é a nova estrela da exposição “Peixes Migradores”, uma mostra patente agora de forma permanente no Fluviário de Mora, em colaboração com a Universidade de Évora.

Com uma distribuição bastante ampla (costa Este da América do Norte ao Norte da Europa) têm no rio Lima o seu limite sul no continente europeu. Esta espécie tem um ciclo de vida complexo que a leva a conhecer dois mundos bem distintos: as águas salgadas do Atlântico e as águas doces dos rios Europeus e Americanos.

Na Primavera, os adultos, que até então se desenvolviam no mar, iniciam o regresso e subida aos rios onde, anos antes, nasceram. É no cascalho e areia de rios de águas frias, bem oxigenadas e límpidas, que as fêmeas de salmão constroem os ninhos onde irão depositar os ovos.

Após o período de incubação, os juvenis permanecem cerca de 2 anos nos rios antes da migração para o mar. Durante a visita ao Fluviário de Mora, fica-se a conhecer mais sobre esta espécie: alimentação, comportamento territorial, porque está em perigo e factores que a ameaçam.

A exposição, inaugurada no dia do 1º aniversário daquele espaço – 21 Março – explica ao visitante o que são os peixes migradores, quais os que existem em Portugal e a sua distribuição nos leitos nacionais, destacando-se os rios Minho, Lima, Guadiana, Cavado e Douro.

Medidas de gestão para a reabilitação de habitats e os constrangimentos à migração são outros aspectos mostrados ao visitante, que ficará a saber que os açudes, poluição e a extracção de inertes são os principais obstáculos à deslocação das espécies migratórias nos rios portugueses.



publicado por noticiasevora às 11:25
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds