Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008
Évora celebra Semana Europeia da Mobilidade

 

A cidade de Évora volta a fazer parte da lista das localidades que este ano decidiram aderir à 7ª edição da campanha “Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que irá decorrer de 16 a 22 de Setembro. Este evento culminará com o “Dia Europeu sem Carros” (DESC), que já vai na sua 9ª edição. Portugal participa nesta campanha europeia desde a primeira iniciativa e que já contou com a adesão de 124 autarquias.

Em Évora, cujo lema é “Ar puro para todos…Depende de todos nós!”, a Câmara Municipal de Évora preparou um diversificado programa, que visa proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para re-descobrirem a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável. Por outro lado, é ambição da edilidade proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado.

É neste sentido que, para além do reajustamento dos horários das Carreiras Urbanas, que entrou em vigor no passado dia 8 de Setembro, a Câmara Municipal e os seus parceiros na SEM, irão promover uma série de medidas, algumas das quais com carácter permanente, que irão encorajar comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a protecção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído, para além de consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente.

Uma das novidades deste ano da Semana Europeia da Mobilidade em Évora é o incentivo que a gestão da edilidade irá fazer junto dos funcionários para que estes iniciem um sistema de carpooling – partilha de viagens – entre a residência e o local de trabalho.

Prática já corrente na Europa e nalgumas cidades portuguesas, o partilhar de viagens permitirá uma significativa redução de veículos, com a imediata repercussão na qualidade ambiental e na economia dos lares aderentes. Para este efeito a Câmara Municipal de Évora irá lançar na Intranet – rede interna – um local de inscrição onde os funcionários identificam as áreas de residências e os locais de trabalho.

 

Medidas permanentes

 

A Semana Europeia da Mobilidade, bem como o Dia Europeu Sem Carros, permite ainda, para além de testar algumas soluções com vista à redução da circulação automóvel, a implementação de algumas medidas permanentes. Para este ano, a Câmara Municipal de Évora decidiu condicionar a circulação e o estacionamento na zona central do Centro Histórico (Largo da Misericórdia, Pátio do Salema, R. Alcárcova de Baixo…) única e exclusivamente a residentes.

A colocação de passadeiras elevadas na Avenida Batalha do Salado, medida que visa aumentar os níveis de segurança rodoviária nesta artéria, o incentivo do Carpooling noutros organismos públicos e o rampeamento de passeios e o reajuste e aumento da frequência de horários das carreiras urbanas de Évora serão algumas das medidas que irão permanecer para além desta semana.

Durante este período, a autarquia irá dar ênfase à sensibilização para uma condução segura e ecológica, à segurança rodoviária para os mais novos e promoverá diversas caminhadas e passeios de BTT.

 

Dia Sem Carros

 

No Dia Europeu Sem Carros, que foi lançado em 2000 e ao qual a cidade de Évora sempre se associou, a edilidade irá encerrar ao trânsito automóvel, entre as 08h00 e as 20h00, a zona da acrópole/Templo Romano, incluindo as seguintes ruas: R. D. Isabel, Lg. Alexandre Herculano, R. Vasco da Gama, R. Francisco Soares Lusitano e R. Valdevinos a partir do entroncamento com o Pátio do Salema. A circulação só será permitida a transportes públicos, veículos de emergência e veículos não poluentes.

Este dia inclui ainda um passeio de bicicletas: circuito à volta das muralhas com alunos da Escola EB 2/3 André de Resende (10h00), a exposição do veículo híbrido Toyota “PRIUS” e teste-drive gratuitos para a população e a medição da qualidade do ar na Praça do Giraldo.



publicado por noticiasevora às 11:30
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds