Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008
Centro de Artes Tradicionais/Antigo Museu do Artesanato assinala primeiro aniversário

 

Inaugurado a 20 de Setembro de 2007 pela já extinta Região de Turismo de Évora, este novo espaço de exposição da cidade de Évora recebeu em praticamente um ano, mais de 10.500 visitantes, que tiveram a possibilidade de conhecer a exposição permanente designada “Marcas de Identidade”, demonstrativa da grande riqueza e diversidade do artesanato regional.

Várias outras exposições temporárias aprofundaram um tema específico que encontraram nos “Bonecos de Estremoz. Mimos e Figurados da Tradição”, “Re-interpretações do Artesanato – O olhar da criança”, “As minhas primeiras cerâmicas”, “Objectos (In)Úteis” e “Redondo – Um Século de Barros”, actualmente patente, um programa rico em actividades artesanais que nos levou numa viagem por alguns concelhos do Distrito de Évora.

Outras actividades, tais como visitas guiadas a olarias, sessões de artesanato ao vivo, exposições de artesanato contemporâneo, ateliers e actividades para crianças - em colaboração com as Escolas locais -, bem como concertos e ciclos de cinema etnográfico, desfilaram pelo espaço do Antigo Museu do Artesanato.

Algumas destas iniciativas foram organizadas ou contaram com a participação do MONTE ACE, que desde Novembro tem também animado o espaço da Loja do Celeiro, contribuindo para a dinamização do Antigo Museu do Artesanato. Registe-se ainda a colaboração das unidades hoteleiras do distrito de Évora, que nestes últimos doze meses ofereceram dormidas aos visitantes do Centro de Artes Tradicionais.

Para marcar este primeiro aniversário, o Centro de Artes Tradicionais organiza no dia 20 de Setembro, pelas, 15horas, uma visita guiada à exposição temporária “Redondo – um Século de Barros”, que será conduzida pelo comissário da exposição, Carmelo Aires. Para participar será apenas necessário efectuar previamente a inscrição nos Serviços do Centro de Artes Tradicionais. Para os participantes desta visita a entrada será gratuita. No dia 21 de Setembro, Domingo, será possível assistir a artesanato ao vivo pelo mestre oleiro do Redondo, Xico Tarefa. O visitante pode, das 15h às 18h, ficar a saber um pouco mais sobre as técnicas artesanais de peças de cerâmica riscada.

 

 



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds