Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
Borba acolhe Jornadas Europeias do Património

 

 

Celebram-se já a partir de amanhã as Jornadas Europeias do Património em Borba. A programação das Jornadas Europeias do Património 2008, em Borba, decorre entre os dias 26 e 28 de Setembro, com o objectivo de proporcionar a visita ao Património recentemente recuperado e intervencionado, mostrar à população borbense as recentes obras no Palacete dos Melos e na Igreja das Servas e participar, pela primeira vez, na iniciativa europeia – Jornadas do Património, beneficiando dos meios de divulgação e promoção da iniciativa.

Com o tema proposto - "no património... ACONTECE" - pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua re-apropriação com um carácter efémero.

Com as Jornadas Europeias do Património, a autarquia pretende criar um leque de oportunidades de reencontro das pessoas com o mundo do património e dos monumentos; reforçar a atitude cívica assente na valorização e protecção do património histórico e ambiental; acentuar o sentimento de pertença e identidade (relativo ao património), em oposição à tendência uniformizadora da Globalização; e sensibilizar para a importância da salvaguarda do património, reforçando o vínculo entre património cultural e sociedade, através do envolvimento activo das pessoas e das comunidades com os lugares.

O programa para os três dias das Jornadas Europeias do Património contempla a abertura ao público dos monumentos – Palacete dos Melos e Igreja do Real Convento das Servas, edifícios que sofreram recentemente intervenções ao nível da recuperação e requalificação. O Palacete dos Melos – Solar dos Fidalgos Sousa Carvalho Melo é um edifício de grande valor arquitectónico, datado do século XVIII, construído em meados do século como residência da Família Sousa Carvalho e Melo. Com fachada sobre o Largo Bernardino Ramos, a sua localização é favorecida por se situar na zona mais antiga da Vila de Borba. Os balcões de mármore esculpido e gradeamento em ferro, a escadaria e o escudo de armas no interior, bem como os azulejos da cozinha são setecentistas. A sala nobre tem pintura mural da autoria de José da Silva Carvalho.

Em 2007 foram concluídas as obras de recuperação do edifício que foi totalmente remodelado para acolher a Biblioteca Municipal (que se encontra em fase de transferência das antigas instalações, sitas no Edifício dos Paços do Concelho). A remodelação teve em conta as características arquitectónicas do edifício, preservando a maioria das pinturas murais interiores. As telas originais do Palacete dos Melos também foram restauradas.

Da história deste edifício, relevância para o facto de ter sido aí instalada, em 1971, a Escola do Ciclo Preparatório e Ensino Secundário D. Maria I, que se mudou para edifício próprio após o 25 de Abril de 1974. Está em processo de classificação como Imóvel de Interesse Público junto do IGESPAR.

A Igreja do Real Convento das Servas - Templo do século XVI que ocupa toda a toda a zona oriental de um grande bloco monástico (antigamente habitado por freiras franciscanas de Santa Clara) que inclui um claustro de grandes dimensões, um dos maiores do país. Quando o convento foi fundado, em 1606, a Igreja já existia.

Imenso e sóbrio pavilhão oblongo, de alvenaria caiada de branco, ao gosto alentejano. O interior é composto por nave de planta rectangular coberta por altar abóbada de meio canhão completamente decorado com pinturas e fechada por empenas revestidas com ricos azulejos policromados dos meados do século XVII. de uma nudez impressionante e austera, a nave é apenas iluminada através das duas janelas e portadas.

A Igreja dispõe de dois coros: o coro de baixo, disposto em ampla casa de planta rectangular e o coro alto de proporções idênticas ao anterior, excepcionalmente elevado com tecto redondo e liso. Este último foi despojado de quase todos os seus pertences sumptuários. Dispõe ainda de uma torre sineira, que possui uma vista particularmente privilegiada sobre a vila de Borba. Partilha o adro com a Capela da ordem terceira de S. Francisco (também conhecida como a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos). A Igreja do Real Convento das Servas foi classificada como Imóvel de Interesse Público segundo o D.L. n.º 33587 de 27/03/1944.

Fruto de uma parceria estabelecida entre o Município de Borba e as Paróquias de Borba, a Igreja do Real Convento das Servas foi recuperada de forma a atribuir ao edifício um programa funcional que o dinamize e dignifique. O edifício, que se encontrava encerrado e devoluto, possui uma volumetria relevante que se destaca na envolvente urbana em que se insere, em conjugação com o convento, apresenta uma expressão nobre. O projecto elaborado propõe duas funções distintas para o imóvel, com a criação de um auditório, aproveitando a nave da Igreja em face da acústica que possui, e a sacristia que funcionará como espaço de apoio, um Museu das Profissões e sala de exposições, a instalar respectivamente no coro baixo e alto.

A intervenção (primeira fase já concluída) decorreu neste Verão e manteve a memória arquitectónica e histórica do imóvel, utilizando materiais similares aos originais, incluindo a substituição da estrutura da cobertura da Torre Sineira.

Para dia 27 está agendado um Jogo Fotográfico, subordinado ao tema “À Descoberta do Património”, a realizar às 10.00h. As inscrições são gratuitas e os interessados devem formar equipas de três elementos e estar presentes no Palacete dos Melos às 10.00h.

Às 21.30h de Sábado tem lugar o Recital de Cravo e Violino, com Patrízia Giliberti e António Pliz, na Igreja do Real Convento das Servas.

Durante o decorrer das Jornadas Europeias do Património, haverá nos Monumentos abertos ao público uma projecção de fotografias que reflecte as diferenças entre o Antes e o Depois das Intervenções no Palacete dos Melos e na Igreja do Real Convento das Servas.

Esta é uma iniciativa da União Europeia / Concelho da Europa e envolve mais de 50 países. Em Portugal, a Organização está a cargo do IGESPAR (Coordenador Nacional).



publicado por noticiasevora às 15:41
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds