Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 1 de Outubro de 2008
Lápis de Música é o novo projecto de serviço educativo da Câmara de Redondo

 

A partir deste mês e durante todo o ano lectivo, o Centro Cultural de Redondo será palco de um projecto de serviço educativo denominado Lápis de Música, destinado a dois segmentos etários distintos: crianças e adultos. A importância das artes e da música em particular no desenvolvimento psicossocial da criança e no reforço do relacionamento entre pais e filhos, motivaram os responsáveis da Câmara Municipal de Redondo a desenvolver este projecto, no qual surgem como parceiros a Contemporâneus (associação para a promoção da arte contemporânea), o Agrupamento de Escolas de Redondo e a Sociedade Filarmónica Municipal de Redondo.

O projecto consiste fundamentalmente na apresentação de concertos comentados (destinados à população em geral) e workshops. Particularmente vocacionados para as crianças dos 6 aos 14 anos, os workshops dão a oportunidade de conhecer um pouco melhor os instrumentos musicais, estruturas de composição e as obras imortalizadas pelo génio de compositores de várias épocas.

Um dos objectivos do Lápis de Música ancora-se na banalização da música e espera-se que no final, faça parte do quotidiano das famílias. Como é natural, a este objectivo associam-se algumas metas que passam, por exemplo, pela formação de públicos, aumento do número médio de espectadores infantis e diversificação da formação técnica aos elementos da Banda Juvenil. Por outro lado, a componente avaliativa do projecto procurará reflectir sobre o papel da música nos desempenhos educativos das crianças envolvidas e, também, no seu próprio relacionamento com a música.

Contudo, o Lápis de Música vem também reforçar o papel da autarquia na área cultural, complementando o serviço educativo desenvolvido pelo Centro Lúdico de Redondo (mais concentrado nas expressões plástica e teatral) e a própria programação cultural regular.

De resto, a próxima sexta-feira marca o arranque do Lápis de Música com um recital de canto e piano pela Contemporâneus, no auditório do Centro Cultural de Redondo. Enquanto isso, a Sociedade Filarmónica Municipal Redondense inicia o ciclo “Mês da Música”, uma medida de descentralização musical com a visita às localidades da freguesia de Redondo. O primeiro mês de actividades será concluído no dia 26 de Outubro com um workshop de trombone e saxofone, dinamizado por monitores da Contemporâneus.

Todas as actividades têm entrada gratuita e, apesar dos workshops estarem orientados para os mais novos, convidam-se igualmente os pais e todos os interessados a participar. Porque a música não tem idades nem fronteiras.



publicado por noticiasevora às 16:55
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds