Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008
Ópera “Das Märchen” - O Conto em Estremoz


Dia 25 de Janeiro, pelas 20 horas, terá lugar no Teatro Bernardim Ribeiro a transmissão em directo da estreia absoluta no Teatro de São Carlos da primeira ópera Emmanuel Nunes, “Das Märchen” (“O Conto”).

Numa iniciativa inédita, envolvendo o Teatro de São Carlos, a RTP e PT Multimédia, a récita de estreia absoluta da ópera Das Märchen, de Emmanuel Nunes, vai ser transmitida em directo para 14 teatros espalhados por todo o país.

Trata-se de uma “experiência-piloto”, pois "é a primeira vez que há esta abertura à sociedade civil e pela primeira vez outros públicos de todo o país vão ter acesso à ópera", sublinhou Pedro Moreira, o director da Opart, a empresa que tutela o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

Para além de ser a primeira incursão de Nunes no universo operático, “Das Märchen” vai ter um tratamento muito especial, pois foi vontade do Ministério da Cultura levá-la a um grupo seleccionado de teatros espalhados pelo país, através de transmissão directa, via satélite, possível graças ao apoio da RTP e da PT Multimédia.

"É um grande esforço de abertura da ópera contemporânea à comunidade", disse Isabel Pires de Lima, que considerou esta estreia uma "data histórica para a ópera em Portugal"

“Das Märchen” é uma ópera contemporânea que Emmanuel Nunes compôs a partir de um texto de Goethe, escrito em 1755, e que será interpretada em alemão.

A história de “Das Märchen” (“O Conto”) remete-nos para um universo mágico, assente numa delicada teia de alegorias e símbolos esotéricos e alquímicos. Tem como cenário um rio em cujas margens vivem personagens distintas, como a Bela Lília, o Homem com a Lâmpada, o Gigante, quatro reis, dois fogos-fátuos, um Príncipe e uma Serpente Verde que se transforma em ponte para ligar as duas margens. Todas as personagens estão enfeitiçadas e ao longo da ópera vão-se metamorfoseando ao longo da ópera até chegarem “a uma existência livre e plena”.

Com direcção musical de Peter Rundel, além dos 14 intérpretes principais, de entre os quais os cantores Silja Schindler, Chelsey Schill e Luís Rodrigues e os actores Tilo Wagner e Anna Katharina Rusche, "Das Märchen" contará com a participação do Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Coro Teatro Nacional de São Carlos e um corpo de dez bailarinos.

Com uma produção marcadamente europeia, a encenação está a cargo de Karoline Gruber, a coreografia é de Roy Spahn e a cenografia de Mechthild Seipel.



publicado por noticiasevora às 11:25
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Amigos Concelho de Aviz a 18 de Janeiro de 2008 às 01:08
Pode não ter nada a ver com o assunto aqui tratado, mas porque a cultura é um “bem” importantíssimo a defender, convido-vos a participarem nos VI Jogos Florais de Avis, que já são uma referência no panorama cultural português. Sendo uma iniciativa da Amigos do Concelho de Aviz-Associação Cultural, o regulamento está disponível em www.aca.com.sapo.pt
Concorram e boa sorte.
Saudações culturais.
P’la ACA,
Fernando Máximo!



Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds