Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 21 de Outubro de 2008
Universidades de Évora e Lisboa e Fluviário de Mora investigam tainhas do Tejo

Os exemplares juvenis de tainhas do estuário do Tejo estão mais expostos à contaminação de metais pesados do que os adultos, de acordo com os primeiros resultados do estudo de investigação das Universidades de Évora e Lisboa, com apoio do Fluviário de Mora

A primeira fase da investigação incidiu sobre a avaliação do potencial de contaminação a que esta espécie está sujeita, tendo em consideração os seus hábitos alimentares, que filtram o sedimento e a coluna de água de forma a obter alimento.

A partir da análise dos conteúdos estomacais de 225 exemplares de Liza ramado capturados no estuário de Tejo fez-se um estudo comparativo entre estes e o sedimento superficial de diferentes áreas no estuário para determinar uma zona com potencial interesse para a alimentação das tainhas. O sedimento do estuário foi também analisado quanto à contaminação por metais pesados, nomeadamente Cd, Co, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb e Zn.

Os resultados obtidos até ao momento mostraram que estes animais filtram preferencialmente vasa fina, particularmente limo (20-50μm), e que os indivíduos mais jovens evidenciam maior percentagem de sedimentos finos nos conteúdos estomacais que os adultos.

Os sedimentos mais finos do estuário do Tejo são simultaneamente aqueles que mostraram maior contaminação por metais pesados, o que faz com que os juvenis estejam potencialmente mais expostos à contaminação que os adultos.

O projecto de avaliação da contaminação por metais pesados das tainhas do estuário do Tejo é da responsabilidade do Instituto de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e conta com o apoio do Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora.

 



publicado por noticiasevora às 17:34
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds