Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008
Município de Borba apoia prevenção na saúde

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) tem em curso o Programa de Rastreio do Cancro da Mama no concelho de Borba, a título gratuito, sendo as mulheres com a idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, o público-alvo desta iniciativa.

A acção decorre até ao final do mês de Janeiro, nos Bombeiros Voluntários de Borba, onde se encontra a Unidade Móvel do Rastreio do Cancro da Mama que pertence ao Núcleo Regional do Sul. Na Unidade Móvel está presente uma técnica credenciada em Radiologia, que executa a Mamografia Semi-digital às mulheres. Posteriormente, os exames serão avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, no Centro de Leituras em Lisboa, que elaboram os respectivos relatórios.

Este rastreio tem como objectivo a vigilância da saúde de forma regular e gratuita e a sensibilização para um problema que afecta milhares de mulheres anualmente. Se detectado a tempo, o Cancro da Mama pode ser curado. Daí a importância do rastreio e que seja fundamental que as mulheres desta faixa etária respondam afirmativamente a este apelo, de modo a detectar a doença num estádio o mais precocemente possível, aumentando assim as possibilidades de cura, proporcionando um tratamento menos agressivo, incrementando a sobrevivência com maior qualidade de vida e diminuindo a mortalidade provocada por esta doença. A mamografia é a única exploração com eficácia demonstrada na detecção precoce do cancro da mama.

“De modo a abranger toda a população do concelho, inclusive das zonas rurais, estabeleceu-se uma colaboração entre a autarquia de Borba e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, da qual resulta o transporte dos munícipes que vivem nas freguesias rurais nas datas e horários em que foram convocados para comparecer no Rastreio do Cancro da Mama, assim como a colocação de ligações de água e electricidade necessárias”, esclarece o vereador da autarquia, Humberto Ratado.



publicado por noticiasevora às 12:11
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds