Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 31 de Outubro de 2008
Rotas sem barreiras: Alentejo e Extremadura Espanhola sem discriminação no acesso ao turismo

O Guia de Turismo Acessível – Rotas sem Barreiras, roteiro ao alcance de todos e não discriminatório de pessoas com deficiência, é apresentado oficialmente hoje, em Portel

O novo guia parte à descoberta de quatro territórios, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Comarcas de Olivença e Tentudía (Extremadura espanhola) e baseia-se no pressuposto de que o turismo é um bem social e que deve estar ao alcance de todos os cidadãos, entre os quais as pessoas portadoras de deficiência.

Para a sua edição, quatro Associações de Desenvolvimento Local uniram-se para a implementação de um projecto transnacional que denominaram “Rotas Sem Barreiras”. As associações Terras Dentro e ESDIME em Portugal, Cedeco-Tentúdia e ADERCO em Espanha, dão um passo em frente relativamente à não discriminação no acesso ao turismo, apontando um valor acrescentado à oferta turística existente, contribuindo paralelamente para o desenvolvimento sustentável e para a riqueza e progresso das suas regiões.

Este projecto teve o seu início com um estudo diagnóstico relativo às acessibilidades das infra-estruturas e equipamentos turísticos existentes nos quatro territórios (alojamentos, restaurantes, museus, monumentos, etc.) que permitiu identificar os locais acessíveis (uma minoria) e os locais com necessidades e possibilidades de serem adaptados.

Depois de entregues os relatórios de recomendações, indicando as alterações a realizar de forma a cumprirem os parâmetros de acessibilidade definidos de acordo com a legislação em vigor, foram levadas a cabo um conjunto de acções de formação dirigidas a empresários, técnicos e agentes locais ligados ao sector turístico, na área da recepção e atendimento a pessoas portadoras de deficiência, ministradas em vários pontos dos territórios.

No caso do turismo de cruzeiros e náutico do Alqueva, a Gescruzeiros usufruiu do projecto Leader+ através da Terras Dentro, em que foram consideradas como áreas principais a acessibilidade e a informação.

Rampa de acesso ao cais da Amieira Marina e a acessibilidade em geral para os “deficientes”, sistemas de áudio e vídeo do barco Guadiana, bem como a promoção do projecto em geral, foram projectos implementados, a que a empresa juntou, com investimento próprio, uma politica de acessibilidade que é hoje patente nas rampas e sanitários, numa zona declivosa e pouco acessível por natureza como é o complexo da marina.

Todo o trabalho das regiões envolvidas está agora patente no Guia de Turismo Acessível “Rotas Sem Barreiras”, cujo lançamento acontece dia 31 de Outubro, em Portel, e cujo programa oficial inclui uma viagem à descoberta da Rotas Sem Barreiras com passeio de barco no Alqueva e um almoço na Amieira Marina, excelentes exemplos de como se pode ultrapassar barreiras e promover desta forma o turismo para todos.   

A grande missão do projecto Rotas sem Barreiras é assim a criação de uma rota turística transnacional acessível (especialmente para pessoas com dificuldades motoras), que permitirá a descoberta de quatro territórios que a fronteira não separa, do Alentejo á Extremadura espanhola.

 



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds