Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 6 de Novembro de 2008
Câmara de Évora Apresenta Exposições do Ciclo “Luz do Sul”

 

A Câmara Municipal de Évora apresenta, hoje, um conjunto de três exposições que compõem este ano o ciclo “Luz do Sul”, que consiste numa mostra de fotografia comissariada por José Manuel Rodrigues e que decorre até ao final do mês de Novembro na Igreja de S. Vicente, no Palácio de D. Manuel e no Palácio do Vimioso.

No Palácio do Vimioso, no âmbito do ciclo “Luz do Sul”, vai ser inaugurada amanhã, pelas 17 horas, a exposição "Retalhos" (Comércio Tradicional) com fotografias de Magda Giebels, que na Primavera de 2007 iniciou um projecto fotográfico das lojas antigas e tradicionais de Évora, que agora apresenta. Magda Giebels registou em fotografia alguns lugares de comércio tradicional no centro histórico de Évora, a maioria deles com dezenas de anos de existência, que apelaram ao seu olhar crítico de artista. Esta exposição funcionará de terça a sexta-feira entre as 9 e as 19 horas e sábado e domingo das 9 às 12 horas.

Na Igreja de S Vicente vai estar patente a exposição “Pescadores de Macua”, com fotografias de José Henriques e Silva, um engenheiro civil de profissão que chega a Moçambique no fim dos anos 50 (séc. XX). Instalando-se na Província de Nampula, foi em Nacala que veio a passar a maior parte da sua vida. A sua sensibilidade e interesse pela realidade africana levá-lo-iam a estabelecer um relacionamento invulgar com a população de Nacala e, sobretudo, com as comunidades de pescadores Macua. Utilizando a fotografia como complemento à sua observação, reuniu uma documentação visual de extrema importância, memória ténue da sua vida com o povo de Nacala. Esta exposição conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que é proprietária do espólio de José Henriques e Silva, e será inaugurada dia 7 de Novembro, pelas 18 horas. Até 30 de Novembro funcionará no seguinte horário: de terça a sexta-feira das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas e aos sábado e domingo apenas no período da tarde.

Por último, no Palácio de D. Manuel, no piso inferior, vai estar patente um exposição intitulada "The Point of No Return", composta por fotografias de Claudia Fischer, artista alemã, nascida em 1969 em Jena, mas que vive e trabalha em Lisboa. Realizou diversas formações na área da fotografia e arte, entre as quais se conta um Master em Fine Art (2005) na Universidade Bauhaus de Weimar (Alemanha) e uma Pós-gradução em Fotografia (1995) pelo Kent Institute of Art & Design de Rochester (EUA). Foi bolseira de arte do Ministério da Ciência, Investigação e Arte da Alemanha e já realizou inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro com os seus trabalhos. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10 e as 12 horas e entre as 13 e as 17 horas e ao sábado só no período da tarde.

 

 



publicado por noticiasevora às 12:11
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds