Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 7 de Novembro de 2008
Município de Reguengos de Monsaraz vai candidatar projectos no valor de 1,9 milhões de euros aos fun

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai candidatar a fundos comunitários o Centro de Inovação e Desenvolvimento e as Ciclovias na cidade de Reguengos de Monsaraz, a Rede Cultural que integra os projectos da Casa da Roda e o Centro de Informação Multimédia em Monsaraz, e ainda a Rede Comercial com o projecto de requalificação do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz e o Festival “Terras de Sol”, num total de 1,9 milhões de euros.

 Estes projectos surgem na sequência da integração do Município de Reguengos de Monsaraz no Pacto para a Competitividade e a Inovação Urbanas no Âmbito da Rede Terras de Sol. Esta é uma rede de parcerias que tem como objectivo agregar actividades de cinco concelhos do distrito de Évora de forma a poderem candidatar-se aos fundos do Eixo 2 – Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Regional do Alentejo, no que respeita ao Regulamento Específico da Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação do INALENTEJO 2007-2013.

A rede é composta pelos municípios de Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Redondo, Mourão e Portel, e tem a colaboração da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo na elaboração do seu programa estratégico. Esta rede de cooperação entre aglomerados urbanos destina-se à promoção da competitividade socio-económica e da inovação territorial, tomando como ponto de partida quatro Eixos prioritários de intervenção: População e Recursos Humanos, Competitividade Económica e Turismo, Ambiente e Qualidade de Vida e Modelo Territorial. Os cinco concelhos vão candidatar projectos no valor de 10 milhões de euros.

A Rede Cultural tem como principal objectivo a criação de núcleos de informação multimédia e de exposições semi-permanentes em estreita ligação com os espaços já existentes para esses fins, quer no concelho de Reguengos de Monsaraz quer no âmbito da “Rede Terras de Sol”. Esta rede divide-se nos projectos Casa da Roda e Centro de Informação Multimédia de Monsaraz.

A Casa da Roda fica situada no arrabalde de Monsaraz e será um espaço que permitirá a realização de exposições com temáticas diversificadas, podendo também ser utilizada como casa de apoio temporária para estudiosos ou investigadores. O Centro de Informação Multimédia de Monsaraz ficará instalado no edifício da antiga Casa da Inquisição e será um local que permitirá recolher, organizar e difundir a informação sobre a realidade histórica e cultural da região, através do recurso às novas tecnologias.

A Rede Comercial integra a requalificação do Mercado Municipal de Reguengos de Monsaraz, onde se pretende criar um núcleo de exposições e de comércio tradicional que permita concentrar e potenciar o que de melhor se produz no concelho. Deste modo, o espaço possibilitará a integração das formas tradicionais de comércio e o desenvolvimento do conceito de “comércio justo”. Esta requalificação facilitará também a junção do comércio tradicional com o artesanato e outras produções marcantes da região, havendo ainda espaços destinados a todos os concelhos pertencentes à rede. O Festival “Terras de Sol” é considerado o projecto âncora desta rede e por isso é comum a todos os concelhos, tendo como objectivo a realização de actividades de animação cultural e desportiva ao longo do ano em cada município.

A criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento (CID) tem por principal objectivo a dinamização do tecido empresarial do concelho de Reguengos de Monsaraz e da Rede Terras de Sol, através da investigação e da inovação, do apoio ao empreendedorismo e à actividade empresarial. Será também um conjunto de infra-estruturas onde os empresários poderão encontrar e usufruir de vários serviços que lhes permitirão obter mais-valias para as suas actividades ao nível da formação, da pesquisa de informação e da partilha de experiências, fornecendo assim uma base sólida para atingir a inovação nos seus sectores de actividade.

O CID terá salas de formação, centro de informação (espaço Internet, biblioteca, hemeroteca), centro de reuniões (in loco ou conference call), espaço para seminários e apresentações comerciais (multiusos) e instalações para eventual apoio na implementação de novas empresas, na sua fase de arranque. Este espaço integrará um centro de serviços às empresas onde qualquer empresário conseguirá resolver os vários assuntos relativos à sua actividade num único local (parque de serviços). O CID poderá ainda ser utilizado como um núcleo para os vários municípios investirem na formação das suas populações activas, de forma a concertar oferta de mão-de-obra, criar uma mais-valia em qualquer situação negocial e atracção de potencial investimento.

O projecto da Ciclovia encontra-se já numa fase adiantada de execução e pode ser definido como um conjunto de vias/percursos pedonais e para bicicletas, moldadas a partir das ruas de circulação existentes com alguma relevância histórica e patrimonial, tendo em atenção a ligação entre vários pontos estratégicos da cidade. No âmbito da Revisão do Plano de Urbanização de Reguengos de Monsaraz foram delimitados aproximadamente 13 km de ciclovias, funcionando as mesmas como uma rede de caminhos que se irão estruturar na cidade, permitindo desta forma o atravessamento cicloviário/pedonal isolado da dinâmica automóvel existente.

 

 



publicado por noticiasevora às 12:15
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds