Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008
Festa da Vinha e do Vinho ’08 elegeu a rainha das vindimas de Borba

 

A 17ª edição da Festa da Vinha e do Vinho abriu ao público anteontem, sábado dia 8 ontem e decorre até domingo, 16 de Novembro, promovendo os vinhos do Alentejo, equipamentos e serviços vitivinícolas, produtos regionais, gastronomia, artesanato, e mostra empresarial e institucional, organizada pelo Município de Borba, ATEVA e Área Regional de Turismo do Alentejo. Num pavilhão com uma área de 5.000 m2, integra diversas feiras temáticas com a presença de 75 expositores, dos quais 14 são produtores de vinho com cerca de 150 marcas para degustação e venda.

No primeiro fim-de-semana foram registados cerca de 12.000 mil visitantes, que puderam assistir a inúmeras actividades culturais, desportivas e recreativas. Depois da Sessão Solene de Abertura da Festa e do hastear das bandeiras, convidados e visitantes percorreram o centro da vila de Borba no tradicional e típico Circuito das Tascas, com a presença da Confraria dos Enófilos do Alentejo e Confraria Gastronómica do Alentejo, com a animação de poetas populares. À tarde decorreu o XIV Festival de Bandas Civis e o Troféu de Futebol de Veteranos.

Pela primeira vez, decorreu a Gala da Rainha das Vindimas de Borba, que elegeu a jovem Rosa Cabaço, de 23 anos, como Rainha e Miss Fotogenia, que representará o Município na eleição da Rainha das Vindimas de Portugal 2009, promovida pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no dia 30 de Abril de 2009 em local ainda a definir. Para 1ª Dama foi eleita Ângela Bravinho, de 28 anos, e para 2ª Dama e também Miss Simpatia foi seleccionada Sónia Boleta, de 30 anos. As doze participantes desfilaram em roupa prática, vestido de noite e traje alusivo à vinha e ao vinho, num concurso que teve a colaboração dos Estúdios Correia.

A manhã de Domingo contou com actividades desportivas, o Torneio de Malha e o I Passeio BTT Festa da Vinha e do Vinho, com cerca de 40 betetistas a percorrerem 42 quilómetros entre vinhas, olivais e pedreiras, pelas mais bonitas paisagens do concelho. O Pavilhão de Espectáculos da Festa recebeu o Encontro de Blog´s, numa mesa redonda com cerca de 50 participantes de diversas localidades.

Pelas ruas da vila, decorreu uma das novidades do programa da Festa da Vinha e do Vinho’08, o Cortejo Alegórico da Vinha e do Vinho, com a representação das diversas fases do processo produtivo do vinho pelas associações e colectividades do concelho, com quadros representativos do amanho da terra e plantação da vinha (pelos jovens do Barro Branco), poda (Centro de Cultura e Desporto da Matriz/Junta de Freguesia da Matriz), sulfatar (Associação de Reformados de Borba/Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Borba), vindima (Casa da Cultura da Orada), pisa da uva (Escola EB2,3 Padre Bento Pereira de Borba) e prova/taberna (Clube de Rugby de Borba). Desfilou também o carro da Rainha das Vindimas de Borba e restantes eleitas. O cortejo foi animado pelo Grupo de Poetas Populares de Rio de Moinhos e os ranchos folclóricos Cravos e Rosas do Alentejo (Orada), Campo Maior e Grupo de Folklore Extremeno El Escarámujo (Cáceres - Espanha), que participaram no tradicional Encontro de Folclore. A noite foi preenchida pela música dos irmãos Sérgio e Nélson Rosado, que integram o grupo “Os Anjos”.

Até Domingo, a Festa da Vinha e do Vinho conta com inúmeras actividades de interesse e um programa repleto de cultura, desporto e animação.

 



publicado por noticiasevora às 12:28
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds