Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008
Administração Regional de Saúde do Alentejo entrega mais nove viaturas para a Intervenção Precoce

A Administração Regional de Saúde do Alentejo e nove instituições do Alentejo assinaram protocolos no âmbito do Programa de Intervenção precoce e na sequência desse protocolo receberam viaturas que permitirão a deslocação dos técnicos e ainda o transporte de crianças e sua famílias abrangidas pelo Programa de Intervenção Precoce

O protocolo de cooperação interinstitucional foi assinado pela ARS Alentejo e as Câmaras Municipais de Ferreira do Alentejo e de Vidigueira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, a Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal, a CERCIAGO de Santiago do Cacém , o Instituto das Comunidades Educativas de Sines  a Associação Coração Delta e a CRIPS de Ponte de Sôr.

Com a entrega destas nove viaturas passam a ser 38 que se encontram ao serviço da Intervenção Precoce no Alentejo, distribuídas pelos distritos de Beja, Évora, Portalegre e agora também nos concelhos do Litoral Alentejano. 

O Programa de Intervenção Precoce tem como principal objectivo assegurar condições de desenvolvimento de crianças com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento. Este programa é definido como uma medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da acção social.

De referir que este programa se dirige as crianças entre os zero e os seis anos de idade, com deficiência, perturbação do desenvolvimento ou em risco de atraso grave e suas famílias, e pretende, mediante acções integradas e globais, criar o mais precocemente possível condições facilitadoras do desenvolvimento, pois a plasticidade e as potencialidades de maturação do Sistema Nervoso Central de uma criança impõem uma actuação atempada, com vista a reduzir ao mínimo sequelas futuras.

No Alentejo, em Maio 2000, foi constituída a Equipa Regional de Intervenção Precoce do Alentejo, com representantes dos Ministérios da Saúde, Educação e Segurança Social, que, depois de efectuar o levantamento do número de crianças necessitadas de apoio, criou as Equipas de Coordenação Distrital de Beja, Évora e Portalegre.

As Equipas de Intervenção Directa têm um âmbito de actuação concelhio e uma constituição multidisciplinar: educadores de infância, psicólogos, técnicos de serviço social, fisioterapeutas ou terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, médicos e enfermeiros. Têm como função dar resposta às necessidades da criança e da família e reforçar o seu desenvolvimento, autonomia e capacidade de tomar decisões, tendo como princípio básico o respeito pela privacidade, valores e dinâmica da família, através do estabelecimento de relações de confiança entre profissionais e famílias

O financiamento deste programa é assegurado pelos três Ministérios. Ao Ministério da Educação compete os encargos com educadores de infância e psicólogos, ao Ministério da Saúde os encargos com os médicos, enfermeiros e terapeutas, enquanto o Ministério da Solidariedade e Segurança Social assegura a comparticipação financeira às instituições de suporte, respeitantes ao encargos com os técnicos de serviço social e com as despesas de financiamento desta área.

 

 

 

 



publicado por noticiasevora às 16:51
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds