Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 22 de Novembro de 2008
Incentivar o gosto pela leitura na Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz

 

O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar entre os dias 24 e 30 de Novembro a 13ª Feira do Livro. Esta iniciativa decorre no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade e vai contar com a participação de 40 editoras nacionais, uma de Moçambique e outra de Angola, assim como das câmaras municipais de Almada, Beja, Fronteira, Avis, Serpa, Alcochete, Nisa, Cuba, Sousel, Grândola, Estremoz e Reguengos de Monsaraz que apresentam as publicações referentes aos seus concelhos.

Mais de seis mil livros vão estar à venda com descontos até 40 por cento, dependendo das editoras e dos livros, uma forma de o Município de Reguengos de Monsaraz incentivar a aquisição de livros e o gosto pela leitura.

A abertura oficial da 13ª Feira do Livro decorre na segunda-feira, dia 24 de Novembro, pelas 17:00 horas, no Pavilhão Multiusos. Uma hora mais tarde, será apresentado o livro “Os Peixes do Guadiana - Que Futuro?”, da autoria de Maria João Collares, Luís Moreira da Costa e Ana Filipa Filipe. Uma obra que fala das espécies piscícolas da bacia do Guadiana com uma descrição da intervenção humana sobre os seus habitats naturais.

Na terça-feira, pelas 10:00 horas, haverá um teatro infantil para os alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico. O Grupo VicenTeatro vai apresentar “Vem cá amanhã, que eu vou fritar hoje”, um espectáculo que já passou por várias salas de Portugal e de França e que está estruturado de uma forma popular, a partir de textos tão conhecidos como “João Pateta”, “Os Conselheiros do Rei” ou a “Nau Catrineta”.

Com este trabalho baseado na tradição popular, o VicenTeatro pretende transportar alegria e boa disposição, proporcionando convívio e estimulando o gosto da tradição oral. A representação apela à participação do público, quer opinando, quer cantando.

No dia 26, também pelas 10:00 horas, o Grupo VicenTeatro apresenta um espectáculo de Robertos para os alunos do Pré-escolar. “Hoje Há Robertos” mantém a linha tradicional deste tipo de teatro, inclusive nas histórias contadas: Lendas Tradicionais Portuguesas que ao longo dos séculos viajaram de boca em boca, tornando-se reais, mágicas e divertidas. Esta peça de teatro com fantoches segue a linha do tradicional espectáculo de Robertos, desde a construção dos bonecos até à escolha das histórias e forma de as mostrar.

No sábado, dia 29 de Novembro, pelas 16:30 horas, o deputado Bravo Nico apresenta o livro “Aprendizagens do Interior: Reflexões e Fragmentos”. A mais recente obra do deputado é constituída por uma colectânea de textos que pensam e apresentam alguma da Educação que vai acontecendo no Interior de Portugal.

Diz Bravo Nico que “Pensar a Educação no interior português - esvaziado de pessoas, debilitado económica e socialmente e sujeito ao maior desafio que alguma vez já enfrentou, tendo em vista a sua sobrevivência, deve-nos remeter para... [a] necessidade de estancar o despovoamento, de promover um adequado ordenamento do território, de assegurar a sustentabilidade das pequenas comunidades, de promover a empregabilidade dos indivíduos e a competitividade das empresas, de reforçar os laços sociais e de aumentar a atractabilidade do território”.

O Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz vai ter patente durante a Feira do Livro a exposição de fotografia “Alentejo: Coisas para Pensar”, da autoria de Elisabete Raposo. A autora considera-se uma “artesã do olhar”, atenta aos pormenores da terra mãe, suas mudanças, realidades, potencialidades e pormenores que tenta gravar para sempre recordar.

A Feira do Livro vai estar aberta ao público no dia 24 de Novembro entre as 17:00 horas e as 23:00 horas, de 25 a 28 de Novembro entre as 10:00 horas e as 12:30 horas e das 13:30 horas às 23:00 horas, e no fim-de-semana das 10:00 horas às 23:00 horas.



publicado por noticiasevora às 18:10
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds