Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 28 de Novembro de 2008
Fundação Eugénio de Almeida apresentar requalificação do Jardim das Casas Pintadas

 

 

No próximo dia 3 de Dezembro, a Fundação Eugénio de Almeida apresenta ao público o resultado do projecto de Recuperação e Valorização do Jardim das Casas Pintadas, numa cerimónia que terá início pelas 14h00, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora.

Maria do Céu Ramos, secretária Geral da Fundação Eugénio de Almeida, Joaquim Caetano, investigador e director do Museu de Évora, Aurora Carapinha, arquitecta paisagista, Filipa Rodrigues e Gonçalo Lopes, arqueólogos, vão contar a história de uma intervenção que procurou devolver a identidade e a essência de um jardim singular no panorama da Arte dos Jardins em Portugal.

Singular, porque faz parte da história do urbanismo da cidade de Évora do século XVI, constituindo um eloquente representante da expressão estética própria da transição entre a Idade Média e o Renascimento. Depois, porque conservou os seus espaços abertos – pátio, horto de recreio e horta –, durante quatro séculos; e, ainda, pela relação que se estabelece entre o jardim e o conjunto de frescos que decora uma galeria anexa, exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI. Não surpreende, pois, que as Casas Pintadas estejam classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1950.

Adquiridas na década de 60 do século XX por Vasco Maria Eugénio de Almeida, as Casas Pintadas integram o acervo monumental da Fundação no centro histórico de Évora, um legado a instituição tem procurado preservar enquanto património seu, mas também da cidade e do país.

O projecto, realizado em 2008 pela Fundação Eugénio de Almeida, foi co-financiado pelo Ministério da Cultura / POC / UE e FEDER. Tendo contado com a colaboração de diversos especialistas, ele permitiu recuperar e valorizar a identidade deste Jardim emblemático da cultura cortesã quinhentista, que agora se abre ao conhecimento e à fruição de toda a cidade e dos seus muitos visitantes.

 



publicado por noticiasevora às 16:42
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds