Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 2 de Dezembro de 2008
Dia Internacional dos Voluntários assinalado em Évora

O Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e a Fundação Eugénio de Almeida associam-se este ano para realizar, em Évora, as Comemorações Nacionais do Dia Internacional dos Voluntários, no próximo dia 5 de Dezembro.

O programa tem início às 10 horas, com a concentração de cerca de duas centenas de voluntários de vários pontos do país na Praça do Giraldo, onde vão decorrer actividades de animação, como a construção do Lego do Voluntariado e uma largada de balões.

À tarde decorre uma sessão no Fórum Eugénio de Almeida, com as presenças da secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, e da presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Elza Chambel.

No tema "Reflexões em Torno do Voluntariado", vão ser oradores Acácio Catarino, consultor social, e Eugénio Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado.

A sessão inclui ainda a apresentação das conclusões do Fórum Voluntariado: Promotor de Desenvolvimento, realizado este mês em Lisboa.

Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Económico e Social foi adoptado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1985 e, desde essa data, governos e sociedade civil têm vindo a realizar a celebração deste dia como forma de sensibilizar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado.

Estes são também objectivos da Fundação Eugénio de Almeida que, desde 2001 e através do seu projecto de Voluntariado, tem vindo a investir na promoção e valorização desta prática exemplar de cidadania activa e solidária, criando condições para o seu exercício efectivo. Para além da criação de um Banco de Voluntariado, a Fundação tem apostado na qualificação dos voluntários, através de um programa continuado de acções de formação, e na concepção de instrumentos de gestão de voluntariado aplicados no desenvolvimento de projectos em rede com outras instituições. Disso mesmo são exemplos os Núcleos de Voluntariado de Proximidade existentes em Évora (Malagueira, Senhora da Saúde, Bacelo e Centro Histórico), cuja dinâmica tem permitido a dezenas de voluntários fazer a diferença na vida de muitas pessoas com a dádiva do seu tempo, do seu afecto, da sua entrega.

 



publicado por noticiasevora às 09:36
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds