Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008
Traçado ferroviário Vila Viçosa-Borba-Estremoz vai ser ecopista

Está em discussão o Estudo Prévio do Projecto de Arranjo Paisagístico de Ecopistas, referente ao Ramal de Vila Viçosa – Estremoz / Borba / Vila Viçosa, que tem como principal objectivo o estabelecimento de um circuito ciclável e pedonal, de carácter turístico, que promova a interligação entre núcleos urbanos a locais de interesse histórico-cultural, de interesse ecológico e ao património ferroviário edificado do concelho.

“Com a implementação de uma Ecopista espera-se que esta venha contribuir para promover o desenvolvimento integrado da região em que se insere, promovendo o turismo, recreio e lazer ao ar livre, a recuperação de património em mau estado de conservação, num âmbito de incentivo à conservação da natureza e valorização dos sistemas naturais existentes”, explica o vereador Humberto Ratado.

Numa primeira fase, a proposta de intervenção para a adaptação da antiga plataforma ferroviária do Ramal de Vila Viçosa a Ecopista, consiste na requalificação do canal propriamente dito, com regularização do leito do canal ferroviário e pavimentação. Propõem-se também o tratamento dos cruzamentos, bem como a instalação de todos os equipamentos inerentes à segurança do trajecto, tais como guardas de protecção, balizadores, iluminação e sinalização, numa última fase será contemplado o enquadramento paisagístico da via com a instalação de um coberto vegetal adequado, bem como a limpeza e controlo de vegetação em excesso.

No Estudo Prévio do Projecto de Arranjo Paisagístico de Ecopistas, referente ao Ramal de Vila Viçosa, foi tido em conta o aproveitamento das Estações e Apeadeiros. Pelas suas qualidades intrínsecas e pela sua proximidade e vias de acesso automóvel, os edifícios pertencentes ao património da REFER EP apresentam grandes potencialidades, constituindo a sua reabilitação e requalificação pontos de interesse e motivação ao longo do circuito.

Foi também contemplado um Circuito de Manutenção para Velocípedes, um percurso paralelo à Ecopista, separado fisicamente por elementos de contenção e vegetação, composto por diferentes tipos de pavimentos, para proporcionar atritos diferentes, como por exemplo areia, seixo rolado, zonas de água, e com obstáculos para perícia de equilíbrio e prática muscular.



publicado por noticiasevora às 19:01
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds