Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sexta-feira, 7 de Março de 2008
Montemor-o-Novo vai inaugurar Arquivo Municipal


Preservar a memória colectiva e histórica é o objectivo do Arquivo Municipal que vai ser inaugurado amanhã, pelas 15horas, em Montemor-o-Novo, no dia do município e no início das comemorações dos 20 anos de Elevação de Montemor-o-Novo a Cidade.

A obra de Recuperação e Adaptação da Antiga Cadeia Civil para Arquivo Municipal, que se situa na Carreira de S. Francisco, “trata-se da valorização de um elemento arquitectónico que vem contribuir para a renovação e conservação do património do Município e representa um esteio na preservação da memória colectiva e histórica do concelho”, afirma a autarquia, em comunicado.

Num montante de cerca de 400 mil euros, comparticipados em 50 por cento pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, no âmbito do programa de apoio à Rede de Arquivos Municipais, as obras permitiram dotar Montemor de um arquivo de qualidade na sua vertente administrativa e cultural.

“O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo é um serviço público que tem como missão recolher, avaliar, organizar, conservar e difundir toda a documentação produzida pelo Município ou proveniente de diversas instituições públicas e privadas, incorporada a título provisório ou definitivo. Compete de igual forma ao Arquivo Municipal zelar pela preservação, valorização e divulgação de todo este património documental de interesse cultural e histórico”, explica o comunicado.

Assim sendo, a instalação funcionará como centro de documentação, arquivo intermédio, arquivo histórico do município e centro de documentação e arquivo da Reforma Agrária, e incluirá a entrada e tratamento de fundos documentais, assim como espaços destinados a arquivo, arquivo fotográfico, exposições temporárias, sala de leitura e livraria municipal.

A par da cerimónia de inauguração do Arquivo Municipal, ocorrerá a abertura da Exposição “Colecção de arte popular e artesanato”, constituída por cerca de 300 peças, em grande parte reunidas na década de 80 do século XX a partir de ofertas efectuadas por artesãos do concelho à Câmara Municipal.



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds