Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 12 de Março de 2008
Protecção de crianças e jovens em risco esteve em reflexão em Évora


A negligência e o abandono escolar foram as principais problemáticas encontradas na reunião que juntou a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, e com as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens dos distritos de Évora e Beja. 

O encontro visou reflectir sobre as medidas que têm vindo a ser introduzidas no sistema, no sentido de optimizar a sua funcionalidade e o seu desempenho. A sessão decorreu hoje, no Salão Nobre do Governo Civil de Évora e prolongou-se até ao final da tarde.

Questionada sobre os números referentes aos dois distritos – Évora tem três comissões de protecção e cerca de 180 casos e Beja tem dez comissões e aproximadamente 200 casos – a governante desvalorizou-os, afirmando que “não são muito elevados, acompanhando, no fundo, o volume processual”.

Para Idália Moniz, o principal objectivo são as crianças, “ouvir a sua opinião, mas é igualmente importante que elas tenham forma de nos fazer chegar a sua opinião, através de acções que têm desenvolvido aqui com a comissão de protecção de Évora, por exemplo, com a ida à Praça do Giraldo, distribuir folhetos sobre os direitos das crianças, interpelando pessoas na rua sobre os direitos das crianças e fazendo iniciativas nas escolas”.

Estas iniciativas “são válidas para chamar a atenção para os direitos em geral e em particular das crianças, uma vez que são mais frágeis, apelando-lhes sempre para que exerçam os seus direitos com responsabilidade”. Destes encontros que os governantes têm tido com as crianças de todo o país, a secretária de Estado faz um balanço positivo, afirmando que o se lhes propõe é “ensinar-lhes que devem exercer os seus direitos com responsabilidade, apelando-lhes a que eles transmitam também aos colegas, porque é muito importante que possam disseminar essa mensagem”, afiançou.

 



publicado por noticiasevora às 19:21
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds