Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 25 de Março de 2008
Bibliotecas escolares de Borba já estão em funcionamento


As bibliotecas escolares do concelho de Borba, instaladas na EB1 de Borba e na EB1/JI de Rio de Moinhos, estão já abertas. Estas bibliotecas foram financiadas pelo Programa Rede de Bibliotecas Escolares que tem por finalidade “apoiar a criação e/ou desenvolvimento de bibliotecas escolares nas escolas públicas dos diferentes níveis de ensino”, afirma o vereador da Câmara, Humberto Ratado.

À Câmara Municipal cabe acompanhar a instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares, dotar, de forma progressiva, a Biblioteca Municipal dos recursos humanos e materiais necessários ao funcionamento de um serviço que assegure o apoio técnico às bibliotecas escolares e equipar as escolas do ensino básico com espaços adequados para a instalação destas valências.

Toda esta acção que teve um investimento inicial na ordem dos 30 mil euros permitiu apetrechar as bibliotecas com equipamento mobiliário adequado, em espaços flexíveis e articulados, dispondo de equipamento informático, contando com três computadores em cada biblioteca, e de equipamento audiovisual. Além destes equipamentos específicos, as bibliotecas escolares disponibilizam um fundo documental diversificado, com material didáctico, livros temáticos, enciclopédias, literatura, CD’s e DVD’s temáticos, revistas e jornais periódicos. Estes espaços são acompanhados por uma equipa de professores e técnicos com formação adequada.

As bibliotecas escolares são recursos básicos do sistema educativo, sendo-lhes reconhecido um papel central nos domínios da leitura e da literacia, da aquisição de competências de informação e do aprofundamento da cultura, em geral. “As bibliotecas que existiam nas escolas eram espaços pouco agradáveis, com horários restritos, não fomentando qualquer interesse junto de alunos e professores. As novas bibliotecas escolares são espaços mais abertos, melhor equipados, tanto no que diz respeito a fundos documentais, como equipamento informático e audiovisual”, explicou o mesmo autarca.



publicado por noticiasevora às 17:01
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub