Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 27 de Março de 2008
Novo pólo no Monte Selvagem ensina a reutilizar materiais da Natureza e outros materiais usados


A equipa do Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, criou o Telheiro Pedagógico, uma nova infra-estrutura baseada em princípios de protecção ambiental com recurso a soluções inovadoras através da reciclagem de materiais da herdade e de outros materiais usados.

O novo pólo de atracção do parque é uma estrutura que foi concebida através do aproveitamento de alguns materiais usados, tais como portas de casas antigas, em lugar das paredes (fixas ou rotativas), cadeiras e bancos para apoio dos visitantes, aproveitados do ginásio de um antigo colégio, móveis antigos recuperados e material da poda da floresta circundante, resultando numa construção original, arrojada e eficiente para a recepção de grupos que visitam o parque e aí têm a oportunidade de conviver com a Natureza e participar em inúmeras actividades pedagógicas.

“Esta construção é mais um exemplo de coerência ambiental deste parque visto que em todas as suas estruturas são reutilizadas sobras de madeiras usadas, árvores mortas, raízes secas, bidões de plástico usados, garrafas e todo um conjunto de outros materiais reutilizáveis”, explica esta instituição em comunicado.

Os visitantes do parque podem assim perceber que é possível este aproveitamento para a concepção e melhoria dos habitats dos animais, na utilização em programas de enriquecimento ambiental e na construção de estruturas de apoio aos visitantes como: caixotes do lixo, ecopontos, mesas, bancos, sinalética direccional e informativa e equipamentos lúdicos, tornado o parque um exemplo de redução no consumo de matérias-primas novas.

Independentemente da sua imagem de lazer, o objectivo principal do parque “baseia-se na recolha e alojamento de animais selvagens e na sensibilização, do público em geral, para as questões ambientais e de conservação da biodiversidade através do contacto directo com a Natureza. Os diversos projectos educacionais presentes (pedagógico e científico) estimulam o gosto pela aprendizagem e o respeito pelo ambiente, pelos animais e pela flora circundante”.

Sediado em Montemor-o-Novo, na freguesia de Lavre, o parque apresenta como novidades para 2008, duas novas espécies ameaçadas de primatas, melhoramentos nos habitats já existentes, mais informação pedagógica e novos jogos didácticos.

 

 



publicado por noticiasevora às 06:40
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds