Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 3 de Abril de 2008
Workshop para jovens que querem dar a volta à Europa na Fundação Eugénio de Almeida


 A Fundação Eugénio de Almeida promove um workshop inserido no projecto “EuroActivos D.Ex”, no próximo sábado, pelas 14 horas, no Palácio da Inquisição, em Évora. Este encontro destina-se a jovens eborenses, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, seleccionados com base nos seus interesses sobre a temática “Europa” e nas suas experiências europeias (estágios, viagens e outros contactos).

O workshop conta com dois ateliers: no primeiro, denominado “Conta-me Europa”, os participantes poderão contactar jovens que conheceram outros países europeus e ficar a par das suas experiências; no segundo, intitulado “Imagina a Europa em 2057”, ficarão a conhecer a história da União Europeia e irão elaborar a sua própria visão sobre o futuro da Europa. Estas visões e propostas serão entregues aos políticos locais, regionais e europeus e às organizações juvenis no dia 9 de Maio, dia da Europa.

O workshop será dinamizado em parceria com duas companhias de teatro, uma da região de Extremadura e outra do Alentejo. Estarão presentes técnicos e dirigentes da Fundación Ciudadania, com sede em Cáceres, promotora do projecto “EuroActivos D.Ex” e da Fundación Universidad Sociedad, sedeada em Badajoz, parceira do projecto.

O projecto europeu “EuroActivos D.Ex” é constituído por espaços de encontro, intercâmbio, aprendizagem e reflexão sobre temas europeus de interesse para os jovens, em quatro cidades da província espanhola de Extremadura e em de Évora. É financiado pela Comissão Europeia e apoiado pela Secretaria de Estado dos Jovens e do Desporto da Junta de Extremadura e pela Rede Estremenha de Informação Europeia REINE.

A Fundação Eugénio de Almeida foi convidada a associar-se ao projecto dinamizando este workshop em Évora. Como explica a secretária-geral, Maria do Céu Ramos, “a missão da Fundação, no interesse da sua região e das pessoas que dela fazem parte, projecta-se também no espaço europeu. Daí o seu empenho na promoção pró-activa dos valores da cidadania e de uma identidade europeia. Iniciativas como estas – com o valor acrescentado da cooperação transfronteiriça -, mostram que, para além dos governos, também as instituições da sociedade civil se sentem chamadas a dar o seu contributo para a construção de uma Europa mais inclusiva, moderna e desenvolvida”.



publicado por noticiasevora às 08:00
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds