Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Terça-feira, 8 de Abril de 2008
“Tertúlias à Quinta” em Évora no Fórum Eugénio de Almeida


Na sequência da primeira edição, os amantes de uma boa tertúlia poderão no próximo dia 10 de Abril, quinta-feira, debater mais um tema fascinante: “Ciência e Cultura: a dinâmica do conhecimento”, no Fórum Eugénio de Almeida, pelas 21h30.

Este ciclo de “Tertúlias à Quinta”, aberto à participação de todos os interessados, tem como objectivo “recriar esses encontros informais e tão populares nos últimos dois séculos, onde as Artes, as Ciências e a Cultura eram debatidas pelos cidadãos, ganhando todos em consciência crítica e em partilha de conhecimentos”, salienta a secretária-geral da Fundação, Maria do Céu Ramos.

No tema proposto para o próximo encontro, “Ciência e Cultura”, o enfoque será dado à maneira como estas duas áreas têm influenciado as nossas vidas nos últimos tempos.

Das alterações climáticas à saúde pública, da gestão racional dos recursos naturais à exclusão social, a Ciência intervém em todos os domínios da vida em sociedade, faz parte da nossa cultura no quotidiano. “Mas será a Ciência acessível a cada um de nós? Quais os diálogos possíveis entre os cientistas e os outros?”, questiona-se.

Para conversar sobre este tema - uma conversa aberta a todos os que nela quiserem participar - estarão presentes conceituadas personalidades ligadas ao meio académico e científico, nomeadamente António Galopim de Carvalho, Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e antigo Director do Museu Nacional de História Natural; Rui Galopim de Carvalho, Gemólogo, Embaixador Executivo do International Gemstone Association; Rita Fonseca, Professora do Departamento de Geociências da Universidade de Évora - e Gonçalo Pimentel, Presidente da AJC – Associação Juvenil de Ciência.

A moderação do debate estará, mais uma vez, sob a responsabilidade de Fátima Cabaço, que salienta que este ciclo de tertúlias deve ser visto como “conversas formais mas informadas” e  “um exercício de cidadania onde se pretende promover os contacto e debate directos entre membros da comunidade, numa época em que cada vez mais as pessoas se escondem atrás de blogues para comunicar”.

“O admirável mundo da literatura”, “Religião – Muito mais é o que nos une, que aquilo que nos separa” e “Arte Contemporânea na primeira pessoa” serão os temas das próximas tertúlias, integradas num ciclo que irá durar até Maio de 2008.



publicado por noticiasevora às 11:42
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds