Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 16 de Abril de 2008
Os Dias do Livro na Biblioteca Pública de Évora


Começou ontem e prolonga-se até dia 23 de Abril a iniciativa "Os Dias do Livro", um conjunto de actividades na Biblioteca Pública de Évora que tem por objectivo a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, comemorado em todo o mundo no dia 23 de Abril. A BPE promove então uma semana inteira de actividades em volta do livro e da leitura.

Ontem tiveram lugar os “Contos da Lua Cheia”, narrados pelo conhecido contador Thomas Bakk. À noite, foi tempo de Daniel Sampaio estar na Biblioteca Pública para mais umas "Leituras das Ciências, Artes e Sociedade", apresentando "Um Livro Não Tem Rival". Durante esta sessão, Daniel Sampaio falou acerca de dez livros importantes para a sua área. “Este programa de divulgação científica tem por objectivo aproximar o cidadão comum da cultura científica através dos livros” explica a biblioteca.

Na sexta-feira, dia 18, vai passar o filme a "Nona Porta", do prestigiado realizador Roman Polanski, uma longa-metragem que tem como pano de fundo livros raros, integrado no ciclo "Gutemberg, Lumiére e Companhia".

A esta comemoração não podia faltar a já habitual Maratona de Leitura, que se “corre” ntre os dias 19 e 20. Este ano a BPE propõe o tema "Interculturalidade", uma vez que 2008 é o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. “Assim, propõe-se que se escolha um texto que de algum modo se relacione com esta temática e que em dez minutos se explique em que circunstâncias este texto veio ao seu encontro, porque foi ou é importante para si, leia um excerto… Para participar nesta maratona, basta aceder ao sítio da BPE na Internet, onde está disponível um formulário onde terá que indicar o dia, a hora e a obra que pretende partilhar” avança.

Às 24horas do dia 19 tem lugar a “Sessão da Meia-Noite”, em que grupos de teatro da cidade, vão animar a biblioteca pela noite fora, sem horas para acabar.

Na segunda-feira, dia 21, às 16horas, é tempo de “Vieira, a Voz Visível”, um espectáculo que pretende comemorar os 400 anos do nascimento do Padre António Vieira e o seu legado. Este espectáculo é sobretudo dedicado aos alunos do ensino secundário, embora seja de entrada livre a todos quantos queiram assistir.

Terminando "Os Dias do Livro", no dia 23, quarta-feira (Dia Mundial do Livro) têm lugar as reuniões dos Grupos de Leitura, em que vão estar em destaque as obras “A Espera”, de Rui Zink, para o Grup'ECO e “Cinco tempos, quatro intervalos”, de Ana Saldanha, para os mais novos, do grupo “Gaspacho de Letras”. Durante todo o dia vão estar presentes na Praça de Giraldo os livreiros da cidade, numa iniciativa de nome “A Praça do Livro”.



publicado por noticiasevora às 09:22
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds