Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quarta-feira, 16 de Abril de 2008
Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. abriu concurso internacional para a instalação da Unidade

A criação da Unidade de Radioterapia é um projecto reivindicado há muito pela população Alentejana, que se vê forçada a deslocações diárias a Lisboa, num estado de extrema fragilidade física e psicológica, para obtenção de tratamento nas diversas doenças oncológicas. Para além da penosidade desta situação, acrescem os elevados custos sociais e económicos pela ausência de uma unidade desta natureza na região.

O Estado suporta, actualmente, um custo de transporte com doentes superior ao custo do seu tratamento, facto completamente irracional e insustentável.

Esta decisão resultou da recente autorização dos Ministérios da Saúde e das Finanças, após diversos anúncios nunca concretizados por falta de enquadramento financeiro. Em 24 de Janeiro de 2005, por Despacho do ministro da saúde, foi aprovado o programa funcional desta Unidade, a instalar no edifício do Patrocínio deste Hospital.

Contudo, o director do hospital, António Serrano, explicou que só com a aquisição do estatuto de empresa pública foi possível viabilizar este projecto, que agora se inicia com a abertura do Concurso Internacional.

Prevê-se um investimento total de cerca de sete milhões de euros, em equipamentos (dois aceleradores lineares, TAC de simulação, sistema de planeamento computarizado, entre outros) e adaptação do espaço físico para receber a Unidade.

Esta Unidade prevê tratar entre 900 a 1400 doentes/ano de toda a Região Alentejo e pretende promover a multidisciplinaridade entre as várias especialidades, articulada com os principias centros de referência no país e no estrangeiro.

A unidade ficará integrada no Serviço de Oncologia do Hospital Espírito Santo, E.P.E. e funcionará com o apoio e envolvimento dos Hospitais do Alentejo, em especial o Centro Hospitalar do Baixo Alentejo e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. Prevê-se que esta unidade esteja a funcionar até ao final do ano de 2009.



publicado por noticiasevora às 09:33
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds