Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 17 de Abril de 2008
Município de Reguengos de Monsaraz vai criar Centro Interpretativo da Olaria


O Município de Reguengos de Monsaraz vai abrir um concurso público para a execução da empreitada de concepção e construção de um Centro Interpretativo da Olaria e reabilitação do espaço de exposições da Olaria e do Barro em S. Pedro do Corval.

“A criação deste centro tem como objectivo promover a olaria de S. Pedro do Corval, o concelho de Reguengos de Monsaraz e a região. Pretende-se também preservar uma importante parte da cultura e da história do concelho, assim como divulgar e promover as suas gentes e tradições, proporcionando a todos os visitantes o conhecimento e a aprendizagem sobre a olaria e o barro” avança a autarquia.

O Centro Interpretativo da Olaria enquadra-se na política cultural do município de Reguengos de Monsaraz e “vem dar resposta aos anseios e necessidades dos munícipes ao nível da fruição e participação em actividades artísticas e culturais, contribuindo igualmente para a criação e desenvolvimento de novos públicos para a cultura” sublinhou o autarca, Vítor Martelo.

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior do país com 26 olarias em actividade. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também, a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.

Em S. Pedro do Corval podem ser encontradas as mais belas e formosas peças de barro, trabalhadas por habilidosos artesãos que assim continuam uma tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, de extraordinário valor estético e etnográfico. Artesãos que dão provas da sua arte aproveitando os magníficos barros das herdades vizinhas da Revilheira, da Folgoa, do Duque e de Avieiros, conjugando, assim, as matérias-primas que os recursos naturais ainda oferecem.

Constituindo um genuíno espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excepcionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade, efeito decorativo ímpar, impondo-se naturalmente pelo conjunto das suas tonalidades e pela beleza campestre das suas composições.



publicado por noticiasevora às 09:43
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds