Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Sábado, 19 de Abril de 2008
Luta de Mora para ficar a pertencer ao distrito de Évora continua

Em comunicado à população, do passado dia 26 de Março, a autarquia de Mora deu conta da intenção do Governo de manter Mora na NUT 3 – Norte Alentejano (Distrito de Portalegre), não satisfazendo, uma vez mais, a sua pretensão de integrar a NUT 3 - Alentejo Central (Distrito de Évora), onde “erradamente nos colocaram e de onde nunca deveríamos ter saído”, salienta o município.

Perante este facto, o município alertou a população do concelho para “as consequências muito negativas” que esta decisão poderia trazer para a população e para o próprio Concelho de Mora.

Se, relativamente a alguns serviços; IFADAP, Plataforma Social, Serviços Florestais e alguns aspectos relacionados com a Educação “já havíamos sido mal colocados no Distrito de Portalegre, também agora no Mapa Judiciário (Tribunal) e as Finanças de Mora, o concelho aparece ligado a este Distrito”, refere a edilidade em comunicado.

Em seu entender, são assim cada vez mais os serviços “em que nos estão a empurrar para o Distrito de Portalegre, confirmando-se todas as nossas piores expectativas quando iniciamos esta luta”.

Mora pertence ao Distrito de Évora desde 1840. “É com Évora que temos todas as relações Históricas, Sociais, Económicas, Culturais e Institucionais e é assim que queremos continuar”, afirma o município.

“Porque, sabemos hoje exactamente como este processo foi conduzido, podemos afirmar claramente que se trata de uma cabala política orquestrada por alguns representantes institucionais do Partido Socialista no Alentejo”, acusa, acrescentando que “colocaram os interesses partidários distritais acima dos interesses da população do nosso Concelho”. Assim, a Câmara Municipal de Mora considera que não é justo e “é perfeitamente antidemocrático que outros decidam sobre os destinos de um concelho que não é seu”.

Assim, a Câmara Municipal encetou várias acções no sentido de resolver esta situação, nomeadamente, apresentou uma Moção na Assembleia Distrital, onde estão representados todos os municípios do Distrito de Évora, apelando à solidariedade para com o Município de Mora, moção que foi aprovada por maioria com a abstenção dos autarcas do Partido Socialista; reuniu com o presidente da Federação Distrital do Partido Socialista, a quem apresentou os seus argumento; reunimos com a governadora Civil do Distrito de Évora, que, “sensível aos argumentos por nós apresentados, acabou por manifestar alguma abertura no sentido de resolver esta questão. Porém, não temos, até ao momento, informação de que alguma coisa tenha sido feita” e, por fim, reuniu com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, responsável pela elaboração do Decreto-lei que coloca Mora no Distrito de Portalegre, “que mostrou alguma disponibilidade no sentido de alterar esta situação. No entanto, acrescentou, que só com a concordância da maioria das Câmaras do Distrito (Governadas pelo Partido Socialista) se poderá inverter esta situação”.

Porque Mora não acha justo que outros decidam por si, afirma que vão continuar a trabalhar, por enquanto, no plano institucional para que Mora regresse definitivamente ao Distrito de Évora.

“Os seis mil habitantes do Concelho de Mora não podem ser penalizados por decisões arbitrárias, erradas e profundamente injustas tomadas de forma impensada por quem não conhece a realidade do País ou apenas decide em função dos seus interesses partidários. Esperamos que o bom-senso prevaleça”, adianta a autarquia, apelando também à população para que se mantenha atenta e “pronta para lutar por aquilo que sempre lhe pertenceu”.



publicado por noticiasevora às 09:02
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds