Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Segunda-feira, 21 de Abril de 2008
Município de Reguengos de Monsaraz edita livro escrito por 300 alunos das escolas do primeiro ciclo


O município de Reguengos de Monsaraz vai editar um livro escrito por cerca de 300 alunos das escolas do primeiro ciclo do ensino básico de Reguengos de Monsaraz, Campinho, Caridade e S. Marcos do Campo.

O livro “Pequenos Leitores/Pequenos Escritores” surge na sequência das actividades desenvolvidas na Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura e do Dia Mundial do Livro.

O livro vai ser apresentado na próxima quarta-feira, pelas 10h30m, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se um espectáculo com a peça de teatro infantil www.mãenatureza.pt pelo Grupo de Teatro Camarim. “Desta forma, pretende-se destacar a importância do livro no desenvolvimento e no crescimento das crianças, construindo um trabalho conjunto aberto a todos os estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz”, recorda a autarquia.

Os alunos responderam ao desafio de escreverem um texto livre sobre o que quisessem, o que lhes viesse ao pensamento, individualmente ou em grupo. Às crianças do primeiro ano foi sugerido um desenho livre a partir do qual cada uma contaria a sua história. O livro integra vários temas e poderá trazer proveitos no futuro, uma vez que os autores ao começarem com pequenas leituras e pequenos textos poderão vir a ser grandes leitores e grandes escritores.

No texto de abertura do livro, o professor Ilídio Tavares afirma que “a leitura é um “hábito” que deve ser adquirido e, ao mesmo tempo, deve ser uma fonte de prazer. Ao ler amplia-se o vocabulário, a ortografia, o raciocínio interpretativo, o conhecimento global, contribuindo para compreender a sociedade e o mundo que nos rodeia, aguçando a criatividade e o espírito crítico e cívico”.

Num outro texto de incentivo, José Calixto, vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz afirma que o município “acarinhou esta iniciativa de imediato e sem quaisquer reservas por ser um projecto que, na sua simplicidade de conceitos transmitidos, representa algo de muito maior valor para os “pequenos escritores”, para os que os rodeiam e para a nossa comunidade… o gosto pela leitura (e através deste, uma forma de combate à iletracia)”.

O autarca sublinha ainda a vontade da autarquia e a “total disponibilidade para apoiar e participar em projectos semelhantes, que contribuem de forma tão relevante para o desenvolvimentos pessoal dos participantes e para a evolução da sociedade que os/nos rodeia, através das experiências transmitidas por cada um dos autores, não apenas neste livro mas na sabedoria que resulta de uma experiência como esta”.

A apresentação do livro “Pequenos Leitores/Pequenos Escritores” está integrada nas comemorações do 25 de Abril.



publicado por noticiasevora às 09:17
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds