Um blog onde damos primazia à informação curta, clara e concisa
Quinta-feira, 24 de Abril de 2008
Concurso Engenho & Arte visa estimular a criação artística e cultural do concelho de Évora


Um protocolo de cooperação para lançamento da 2ª edição do concurso Engenho e Arte foi, esta semana, assinado entre a Câmara Municipal de Évora e o Grupo Lena. Este concurso é uma iniciativa do Grupo Lena, promovida pela sua holding Lena SGPS, S. A., e de um conjunto de municípios convidados a que agora se junta a autarquia eborense.

Visa seleccionar e premiar obras originais de “arte plástica” baseadas em “obras de engenharia” indicadas por cada município aderente, procurando desta forma contribuir para o fomento da criação artística e cultural dos concelhos envolvidos.

No caso concreto do Concelho de Évora, os participantes podem concorrer com trabalhos artísticos nas categorias de pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia ou instalação, que deverão ser inspirados nas seguintes obras de engenharia: Arena de Évora; Convento dos Remédios, Polis 2ª Fase e Piscinas Municipais.

“Esperamos que os nossos criadores, especialmente os jovens, se sintam estimulados a partir e reflectir sobre estas aquisições patrimoniais recentes e nos façam chegar os seus trabalhos”, considerou o presidente do município eborense após a assinatura do protocolo.

A divulgação pública do concurso e os prémios envolvidos serão assumidos pela Lena, enquanto que a vertente logística e de selecção quer da obra pública a ser concebida pelos artistas, quer da sua recepção, bem como participação no júri, caberá ao município.

Nesta segunda edição do concurso “Engenho & Arte” participam mais de uma dezena de municípios, sendo objectivo do grupo empresarial alargar o âmbito geográfico do evento e, deste modo, chegar a mais artistas plásticos e artistas jovens.

Os interessados em candidatar-se ao concurso devem obrigatoriamente ser artistas plásticos, estudantes do ensino superior ou docentes do ensino superior na área das Artes e serem naturais e/ou residentes no concelho de Évora.

Serão atribuídos prémios ao Melhor Trabalho Artístico (prémio monetário no valor de 15 000 euros); Melhor Trabalho Artístico por Município (prémio monetário no valor de 2 500 euros); e Menção Honrosa Artista Plástico Jovem (prémio monetário no valor de 1 500 euros).

Durante os meses de Junho, Julho e Agosto serão realizadas exposições colectivas alusivas ao concurso com a finalidade de divulgar as obras e os seus autores e na inauguração de cada exposição será divulgado publicamente o vencedor local da categoria “Melhor Trabalho Artístico por Município”. A cerimónia de encerramento durante a qual serão divulgados os restantes vencedores e entregues todos os prémios está agendada para Setembro em data e local a designar posteriormente.

Com este projecto que alia parcerias público privadas ao potencial e dinamismo dos artistas plásticos “o Grupo pretende devolver à sociedade civil um pouco da confiança em si depositada e de igual modo contribuir para o desenvolvimento do país”, afiançou o representante do Grupo Lena.

 



publicado por noticiasevora às 19:34
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9





posts recentes

Ciclo de Concertos Promen...

Em Montemor-o-Novo há mús...

Évora recebe “Tool Fair” ...

Câmara Municipal de Évora...

Évora homenageia “Manel d...

Reguengos de Monsaraz com...

Telemedicina já efectuou...

Évora comemora Dia Mundia...

Montemor-o-Novo comemora ...

Mora comemora 25 de Abril...

arquivos

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

blogs SAPO
subscrever feeds